terça-feira, 11 de outubro de 2011

Vigararia de Arouca-Vale de Cambra

Viver em comunhão, Formar para a comunhão

Jornada catequética da Vigararia de Arouca-Vale de Cambra

Realizou-se no dia 1 de outubro, no Santuário de Santo António de Vale de Cambra, da paróquia de Vila Chã, uma jornada de reflexão com a presença de cerca de 140 Catequistas, oriundos de algumas paróquias da Vigararia de Arouca-Vale de Cambra. O dia de reflexão foi orientado pelo Bispo Auxiliar do Porto, D.João Lavrador que, a partir do tema diocesano para a pastoral deste ano apresentou alguns pontos de reflexão para os catequistas sobre o que é viver em comunhão e sobre a corresponsabilidade na missão da Igreja.

Após esta reflexão seguiu-se um debate, por grupos, nas instalações do Santuário, a partir de algumas questões colocadas a cada um dos grupos, orientando essa discussão numa tríplice perspetiva do verificar, do reconhecer e do atuar.

A apresentação do resultado desta reflexão, feita em cada um dos grupos, teve lugar, após o almoço partilhado, revelando-se verdadeiramente enriquecedora, sobretudo através dos comentários que D.João Lavrador fazia no fim de cada grupo de questões postas à reflexão dos grupos.

Esta jornada de reflexão catequética vicarial terminou com a celebração da Eucaristia durante a qual teve lugar a cerimónia do compromisso dos catequistas, bem como a entrega dos diplomas àqueles que frequentaram o Curso de Iniciação realizado na Vigararia durante o ano passado.

Durante a celebração foi também organizado um ofertório solene em que foram levados ao altar objetos referentes a cada uma das 13 comunidades paroquiais aí representadas.

No final, e como gesto de agradecimento, cada um dos concelhos que integram a Vigararia, Arouca e Vale de Cambra, ofereceu ao bispo auxiliar do Porto, dois cabazes com produtos caraterísticos de cada um desses concelhos.

José Cerca

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...