quarta-feira, 26 de outubro de 2011

II Festival Vicarial da Canção Jovem


II Festival Vicarial da Canção Jovem
.
“Enraizados em Cristo, firmes na Fé”
.
Decorreu no domingo, dia 23 de outubro, no pavilhão Ilídio Pedro, em Vale de Cambra (Lordelo) o II Festival Vicarial da Canção Jovem, organizado pela Vigararia de Arouca-Vale de Cambra e subordinado ao tema “Enraizados em Cristo, firmes na Fé”.
.
Tendo por objetivos incentivar a criação poética e musical, a partir do Evangelho, promovendo os valores da cidadania e os valores humano-cristãos, este II Festival da Canção Jovem apresentou seis canções, com melodias muito bem conseguidas, através das quais se pretendeu também fazer da canção uma forma de linguagem musical e evangelizadora.
.
O festival iniciou-se com a evocação em registo vídeo da canção “Segue o Caminho”, vencedora da 1ª edição deste certame vicarial da Canção Jovem.
.
Seguiu-se depois a atuação do cantor Vítor Pereira da comunidade cristã de Ermesinde que, interpretando diversas canções da sua autoria, quer antes, quer após a apresentação das canções concorrentes, conseguiu pôr toda a plateia a cantar o refrão das suas melodias, criando um ambiente de grande alegria e entusiasmo.
.
O júri constituído por 3 elementos com papel ativo nas paróquias e com ligação ao mundo da música e da escrita e ainda pelo maestro da Banda Musical da Junqueira e pelo respetivo vigário, embora considerando que todos foram vencedores neste II Festival da Canção Jovem, decidiu distinguir como melhor letra a da canção “Retrato da Fé” interpretada pelo grupo de jovens “Oásis” de Cesar.
.
O júri decidiu, este ano, distinguir também o melhor vídeo de apresentação de cada um dos grupos, cabendo este prémio ao grupo de Jovens de Carregosa, cuja canção “Enraizados e edificados em Cristo” acabaria também por ser considerada a vencedora deste II Festival da Canção Jovem.
.
No final do Festival, o Pe. Artur Pinto, pároco de Carregosa e Vigário de Arouca e Vale de Cambra, em nome do júri e da organização deste evento, congratulou-se pela realização deste II Festival, considerando que ele constituiu “uma tarde de fé que a todos ajudou, certamente, a enraizarmo-nos cada vez mais em Cristo, de modo a podermos testemunhar, com a nossa vida, quem é Cristo e o que Cristo faz em cada um de nós”.
.
José Cerca

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...