quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Todos os Santos e Fiéis Defuntos

Nos dias 1 de 2 de novembro queremos celebrar a nossa comunhão, com todos os que partiram e nos deixaram ficar a marca do Deus Vivo e Santo. Queremos professar a nossa fé em Deus e a nossa esperança na Humanidade.
--
Ao honrar os Santos e ao lembrar os mortos damos glória a Deus, pelos melhores frutos da Páscoa de seu Filho, dons por excelência do Espírito Santo à Igreja e ao mundo. Diante da santidade de Deus, reconhecemos a nossa pequenez e o nosso pecado.
--
--
Solenidade de Todos-os-Santos - 1 de novembro
--
«Os Santos, tendo atingido, pela multiforme graça de Deus a perfeição e alcançado a salvação eterna, cantam hoje a Deus no Céu, o louvar perfeito e intercedem por nós. A Igreja proclama o mistério pascal realizado na paixão e glorificação deles com Cristo; propõe aos fiéis os seus exemplos, que conduzem os homens ao Pai por Cristo; e implora, pelos seus méritos, as bênçãos de Deus. Segundo a sua tradição, a Igreja venera os Santos e as suas relíquias autênticas, bem como as suas imagens. É que as festas dos Santos proclamam as grandes obras de Cristo nos Seus servos e oferecem aos fiéis os bons exemplos a imitar» (Constituição Litúrgica, n° 104 e 111).
--
Dia de Todos os Fiéis Defuntos - 2 de novembro
--
Depois da comunhão com os santos, que participam da vida gloriosa de Cristo ressuscitado, somos convocados pela fé, a rezar pelos que já partiram deste mundo, daqueles que esperam, em silêncio, na misericórdia do Senhor! Na Eucaristia exprime-se o carácter pascal da morte cristã, na esperança da ressurreição. E manifestamos, deste modo, a comunhão com os que morreram particularmente mediante a oração pela purificação dos seus e dos nossos pecados. Invoquemos a misericórdia do Senhor!

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...