quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Curso de teologia para leigos

Sacerdócio e Missão

Iniciou-se no passado dia 12 de Janeiro, com a presença do Bispo do Porto D. Manuel Clemente, o 4º curso de Teologia para leigos, este ano subordinado ao tema “Sacerdócio e Missão”, por estar a decorrer o Ano sacerdotal, proclamado por Bento XVI para toda a Igreja e, simultaneamente, o Ano da Missão em toda a diocese do Porto.
Decorrendo durante 11 semanas, de 12 de Janeiro a 12 de Março, simultaneamente em Arouca e Vale de Cambra, a abertura deste curso teve lugar no salão paroquial de Mansores, com a presença de cristãos das comunidades paroquiais dos referidos Concelhos, que, desde há dois anos, se agruparam na Vigararia de Arouca/Vale de Cambra.
Abordando o tema da Missão diocesana de que foi o grande mentor e, simultaneamente, o tema da missão sacerdotal no mundo em que vivemos, D.Manuel Clemente referiu a situação que se está a viver em toda a Europa, no que se refere à carência de sacerdotes e à escassez de vocações sacerdotais.
Referindo-se concretamente à situação das 477 paróquias da diocese do Porto, D.Manuel apelou não só à necessidade dos cristãos rezarem pelos seus pastores e pelas vocações sacerdotais e religiosas, como também acentuou a obrigação das famílias cristãs contribuírem, dentro do possível, para a formação de novos presbíteros que terão que surgir, forçosamente, do seio das próprias famílias.
Abordando o tema da Missão diocesana, a decorrer desde o início de Janeiro, o Bispo do Porto, referiu, em traços largos, os principais temas que irão sendo desenvolvidos, mês a mês, e enumerou algumas das muitas actividades que estão a surgir um pouco por toda a Diocese.
A 2º sessão deste curso teve lugar ainda na mesma semana, na igreja do Mosteiro de Arouca, tendo sido palestrante D.António Taipa que apresentou uma reflexão sobre a Oração sacerdotal em S.João, a partir da análise do capítulo 17 do Evangelho de S.João.

José Cerca

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...