quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Avisos de Domingo (31 Janeiro 2010)

AVISOS COMUNS A TODAS AS PARÓQUIAS

Os professores de Educação Moral e Religiosa Católica da Escola Secundária de Arouca pedem para avisar que os seus alunos estarão hoje à porta das igrejas para o peditório dos leprosos. Com apenas 25,00€ pode tratar-se e curar um leproso.

Dado que vários paroquianos se têm abeirado do pároco para pedir a realização de um peditório para ajudar o Haiti, deve esclarecer-se que há muitas formas de ajuda aos nossos irmãos haitianos, concretamente através de várias instituições, nacionais e internacionais; nalguns casos, basta telefonar ou fazer uma simples transferência bancária. Dado que algumas pessoas, por si, não teriam a possibilidade de contribuírem, decidimos encaminhar os ofertórios de todas as celebrações do próximo fim-de-semana, 7 e 8 de Fevereiro, para esta causa. Seguindo o exemplo do nosso Bispo, faremos depois o depósito dos ofertórios na conta bancária da Cáritas, que é uma instituição da Igreja Católica e está no Haiti desde o primeiro momento.

MOLDES

Eucaristia: Capela de Bustelo – Quinta-feira às 17h; Igreja – Sexta-feira às 17h; Capela de Ponte de Telhe – Sábado às 19h.

Reunião: Catequese de Adultos (grupo da Igreja) – Quinta-feira (04/02) às 21h.

Já de seguida, saímos em procissão, neste dia dedicado aos Santos Mártires, concretamente ao nosso Padroeiro Santo Estêvão. Deus abençoe a todos os que tornaram este dia possível, nomeadamente a Comissão de Festas.

CANELAS

Eucaristia: Quarta-feira às 17h – Capela de Nossa Senhora dos Anjos.

Reunião: Catequese de Adultos – Quarta-feira (03/02) às 21h; Pais das crianças e adolescentes da catequese – Sexta-feira, às 21h, na Igreja Paroquial.

A instituição “Arouca Inclui” vai promover em Canelas um curso de formação de navegação na internet para a população idosa. Informações na Junta de Freguesia.

ESPIUNCA

Eucaristia: Capela de Serabigões – Quarta-feira às 18h.

JANARDE

No fim-de-semana de 13 e 14 de Fevereiro, há missa em Silveiras no Sábado às 18h, e no Domingo às 8.30h na Igreja Paroquial.

CABREIROS

Eucaristia: Capela de Tebilhão – Quinta-feira às 16h.

ALBERGARIA DA SERRA

Há já algum tempo que dois estudantes do Porto têm andado pela freguesia a fazer algumas filmagens. E particularmente têm acompanhado o Sr. Manuel Tavares da Venda. Estão a ser apoiados pela Câmara Municipal de Arouca e pelos Bombeiros Voluntários de Arouca, onde aliás têm pernoitado. Estes estudantes pediram que os apresentasse e dissesse que estão bem-intencionados. Estão apenas a fazer o trabalho que foi pedido pelos seus professores da universidade. “1- São uma equipa de duas pessoas, estudantes do Mestrado de Cinema Documental, no Instituto Politécnico do Porto e como trabalho final de curso estão a realizar um Documentário com o Sr. Manuel Tavares da Venda. O seu objectivo é documentar o dia-a-dia do Sr. Manuel, perceber quais são as suas tarefas diárias, como faz e porque o faz. Eles são fruto da confusão do Grande Porto e com os hábitos do Sr. Manuel querem aprender e mostrar como se vive na aldeia. 2- Estão na aldeia apenas para filmar o Sr. Manuel, pedem desculpa pelo incómodo que podem causar nos restantes habitantes mas garantem que apenas filmam o Sr. Manuel. 3- Trata-se de um trabalho sério e rigoroso para terminarem a faculdade com boas notas, sendo que quando terminado será apresentado em vários Festivais de Cinema, por diversas cidades nacionais e internacionais, assim como, na RTP2. Por isso, estão em contacto com várias entidades e para já contam com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, de onde é natural um dos estudantes, também contam com o apoio da Câmara Municipal de Arouca e dos Bombeiros Voluntários de Arouca, local onde estão instalados; 4- A sua intenção NÃO é gravar as pessoas de Albergaria, só estão na aldeia para gravar o Sr. Manuel do Palheiro (como é conhecido) nos seus afazeres. Não irão mostrar a cara de mais nenhum habitante; 5- Hoje quiseram vir à Missa e do mesmo modo gravar o Sr. Manuel na Igreja. Prometem não mostrar a cara de mais ninguém; 6- Agradecem a ajuda e a compreensão de todos e mais uma vez pedem desculpa pelo incómodo que podem causar.”

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...