sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Cuidar de quem cuida


Na região Entre Douro e Vouga (Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra) encontra-se a decorrer um projecto designado “Cuidar de Quem Cuida”. É uma iniciativa de apoio aos cuidadores desta região, que cuidam de alguém com Doença de Alzheimer ou com sequelas de um Acidente Vascular Cerebral.

A finalidade é ajudar o cuidador a cuidar do doente, sem se esquecer de si próprio, prevenindo o desgaste associado a este tipo de situações.

Para tal, serão promovidas três respostas: a primeira passa pela realização de grupos de apoio, onde o cuidador obterá informação sobre a doença e sobre a melhor forma de cuidar do seu familiar e de si próprio; a segunda pretende especializar profissionais (Agentes de Geriatria e Assistentes Familiares e de Apoio Comunitário) na prestação de cuidados a doentes de Alzheimer ou com sequelas de AVC que poderão ser contratados pelo cuidador; a terceira passa por activar as redes de voluntariado local, de modo a que os voluntários dos cinco municípios estejam sensíveis a esta problemática e possam dedicar o seu tempo a estas pessoas, através, por exemplo, da ajuda nas actividades quotidianas ou para simples companhia. Finalmente, também serão averiguadas as respostas de descanso ao cuidador existentes na região, que permitam uma interrupção do acto de cuidar através de internamento temporário da pessoa que têm a cargo.

Nesta primeira fase solicitávamos a todos colaboração na sinalização de situação de Cuidadores do pessoas com doença de Alzheimer ou AVC, para integrarem a formação acima referida.

Para obter informações, deverá dirigir-se ao Centro de Saúde de Arouca ou Serviço Acção Social da Câmara Municipal de Arouca.

Informações em http://www.cuidardequemcuida.com/

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...