sexta-feira, 17 de outubro de 2008

A missão em casal - um testemunho


Joana Portela e Carlos Rodrigues foram voluntários em Moçambique, de 2002 a 2004, e são um caso especial, porque a sua missão decorre enquanto casal.

“Partimos em missão para Moçambique dois meses depois de casarmos, confiantes de que ‘É Deus quem passa e faz partir. É Deus quem faz a casa’, como anunciava o cântico que escolhemos para abrir o nosso casamento”, indicam.

Segundo o casal, “partir por dois anos como missionários dos Leigos para o Desenvolvimento foi um projecto sonhado a dois, que foi crescendo e amadurecendo durante os anos de namoro”.

Ambos recordam que “enquanto casal, confrontámo-nos com algumas situações que traduzem bem as diferenças culturais. Na missa, por exemplo, permanecíamos juntos, embora o costume local fosse mulheres para um lado, homens para o outro, mesmo entre os casais”.

“Uma experiência missionária, numa realidade tão diferente da nossa – por vezes tão dura, por vezes tão cheia de Deus – marca-nos a vida. Muda-nos a vida. O tempo de missão, vivido em cumplicidade, foi fundamental, sobretudo, para percebermos o que queremos fazer da nossa vida, como queremos vivê-la, lá ou cá, como queremos educar os nossos filhos”, asseguram.

Para Joana Portela e Carlos Rodrigues, “termos passado por esta experiência juntos contribuiu muito para falarmos a mesma linguagem, para partilharmos as mesmas preocupações em relação ao mundo, para estarmos em sintonia quanto ao nosso projecto de vida e à nossa missão como cristãos”.

In Ecclesia, 16/10/2008

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...