domingo, 12 de outubro de 2008

ESCOLA DE MÚSICA DE MOLDES


HISTÓRIA, ACTIVIDADE E PROJECTO
passado, presente e futuro

A Escola de Música de Moldes iniciou a sua actividade em Março de 1984; está, portanto, próxima de comemorar o seu 25º aniversário de existência. Desde o seu início, tem como objectivos principais contribuir para a descoberta da riqueza que é a música, possibilitar uma aprendizagem base de educação musical, permitir a descoberta do que é ser e viver em grupo (o respeito pelo outro, o sentido da responsabilidade, a criação de laços de amizade).

A sua história, ao longo destas duas décadas e meia, tem-se escrito nota a nota… Com períodos de maior ou menor entusiasmo, de maior ou menor visibilidade, mas sempre com simplicidade e, sobretudo, dentro de uma coerência de princípios. Delas podemos recordar as estreias dos primeiros elementos na Eucaristia, os inesquecíveis Campos de Férias, o pequeno Coro Infantil, as participações em Encontros de música, os diversos Concertos realizados e, sobretudo, o apoio que deu na revelação da maravilha que é a Música como parte integrante na vida de cada um. São já, pelo menos duas gerações: A primeira em que os seus elementos já cresceram, alguns ainda continuam a assumir algumas responsabilidades nesta escola, outros, só eles sabem que um dia fizeram parte dela e, outros ainda, iniciando-se nela, fizeram da música sua profissão; E a segunda, composta por crianças que actualmente frequentam a escola, muitos deles filhos da primeira geração.

No ano de 2007, por exemplo, procedeu-se a uma reorganização do tipo de ensino com a colaboração de três professores de música (educação musical, percussão e canto, flauta transversal e viola clássica); concretizou-se a aquisição de um amplo leque de novos instrumentos com a candidatura ao projecto "A Escola de Música de Moldes" apoiado pela ADRIMAG; procurou-se tornar visível o trabalho efectuado no dia-a-dia da escola, com a participação nas eucaristias dominicais e a realização de dois concertos nos dias 22 e 23 de Dezembro, em estreita colaboração com o Coro de Pequenos Cantores da Paróquia de Arouca.

Em 2008, destacamos a implementação de um método de ensino que vai até ao 3.° Grau de Formação Musical; a continuação do ensino personalizado de flauta transversal e viola clássica; a aposta no intercâmbio entre vários grupos paroquiais ligados à música e ao canto; e escolha de repertório para a gravação de um CD comemorativo dos 25 anos de existência da Escola de Música de Moldes (feita selecção de canções populares arouquenses, recolhidas ao longo de duas décadas pelo Prof. Ramiro Fernandes e solicitados arranjos para as mesmas, a dois musicólogos).

Mas o futuro passa pelos projectos e a sua concretização. Para 2009, ano das bodas de prata, existem vários desses projectos: a gravação de um CD comemorativo dos 25 anos da Escola de Música de Moldes, bem como o apoio na gravação de um outro CD com o Pianista Ângelo Martingo que iniciou a sua aprendizagem musical nesta escola e a edição de um livro de canções populares arouquenses, ainda não publicadas, recolhidas pelo Prof. Ramiro Fernandes, um dos fundadores desta escola. São, sem dúvida, três propostas interessantes que parecem fazer todo o sentido neste momento, mas que são muito exigentes e necessitarão do apoio de todos.


PLANO DE ACTIVIDADES

Actividades regularem todos os Sábados
* Aulas de educação musical - Prof. Clara Brandão
* Ensino de Flauta transversal - Prof. Clara Brandão
* Ensino de Viola - Prof. Tiago Martins
* Ensaio/Preparação de reportório do CD - Prof. Raquel Cerca

Organização de Concerto para os Pais e familiares, comemorativo dos 25 anos da criação da Escola de Musica de Moldes (Abril).

Organização de um Passeio da Escola de Música

Preparação e Gravação de CD comemorativo dos 25° Aniversário da Escola de Musica de Moldes.

Apoio na gravação de um CD com o Pianista Ângelo Martingo

Apoio na edição de um Cancioneiro de músicas populares arouquenses, recolhidas pelo Prof. Ramiro Femandes.


OBSERVAÇÃO

Como é do conhecimento dos Pais dos alunos que frequentam a Escola de Música de Moldes, foi instituído o pagamento de um donativo de 5€ / mês por cada aluno.
Este donativo destina-se, exclusivamente, ao pagamento de ajudas de custo aos professores. Estes professores têm formação na área da música e do seu ensino e têm revelado o maior profissionalismo e entusiasmo. O mínimo que se pode fazer é contribuir nos custos que implica a vinda à escola de música todos os Sábados, bem como à outras actividades programadas.
De sublinhar, contudo, que estes professores "vestiram a camisola" da Escola de Música de Moldes e, sendo o dinheiro insuficiente para pagar o adequado à suas competências e formação, recebem apenas o contributo monetário que advém deste donativo dos pais.


Os responsáveis pela Escola de Música:

Sónia Ferreira, Raquel Cerca, Daniela Pinho, Ana Maia,
Marisa Santos, Ângelo Martingo, Miguel Carvalho

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...