quarta-feira, 7 de maio de 2008

Novo Bispo Auxiliar para a nossa Diocese do Porto

Bento XVI nomeou como novo Bispo Auxiliar do Porto o Cón. João Lavrador, de 52 anos, Pró-Vigário Geral da Diocese de Coimbra. A nomeação foi comunicada à Agência ECCLESIA pela Nunciatura Apostólica em Portugal.

A ordenação episcopal terá lugar no dia 29 de Junho, às 16h00, na Sé Nova de Coimbra. Preside D. Albino Cleto, Bispo de Coimbra, e serão consagrantes D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, e D. João Alves, Bispo Emérito de Coimbra. O lema episcopal será «Tu Segue-Me» (Jo.21,22).

O novo Bispo junta-se assim a D. João Miranda e D. António Bessa Taipa como Auxiliar de D. Manuel Clemente. Sacerdote desde 1981, desempenhou vários cargos na Diocese de Coimbra, o mais mediático dos quais é o de capelão do Carmelo de Santa Teresa de Coimbra, onde faleceu a Irmã Lúcia.

No plano nacional, desempenha desde 1999 desempenha as funções de Secretário da Comissão Episcopal responsável pela área das Comunicações Sociais, que desde 2005 se denomina de Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais. Esta Comissão é presidida, precisamente, por D. Manuel Clemente, Bispo do Porto.


(In Agência Ecclesia, em 07-05-08)

Sem comentários: