sexta-feira, 10 de junho de 2011

Peregrinação Nacional das Crianças a Fátima 2011

Hoje, 10 de Junho de 2011, 150 crianças, adolescentes, jovens e catequistas das seis paróquias confiadas ao Padre Paulo participaram da Peregrinação Nacional das Crianças a Fátima. Ficam para a memória a alegria que todos viveram neste dia aos pés de Nossa Senhora em Fátima. E também algumas fotos a ilustrar este momento alto da vivência da fé dos nossos irmãos mais novos.




Peregrinação das Crianças foi uma festa
Vamos construir um Portugal melhor!

O apelo foi feito esta manhã em Fátima pelo Bispo de Aveiro, que presidiu à edição deste ano da Peregrinação das Crianças, uma das mais participadas peregrinações ao Santuário de Fátima, todos os anos a 9 e 10 de Junho. “Queremos construir um Portugal melhor a pensar em vós, a trabalhar convosco e a rezar convosco. Precisamos de olhar o futuro com verdade, com alegria e com esperança”, afirmou D. António Francisco dos Santos que, no final da homilia manifestou a sua alegria pela vinda a Fátima como presidente desta peregrinação. “O bispo de Aveiro gostou muito de estar aqui convosco em Fátima”, disse.

A peregrinação deste ano voltou a acolher na Cova da Iria uma multidão de crianças de todo o país, incluindo das ilhas. Muitas chegaram a Fátima na noite de ontem e a grande maioria chegou esta manhã. Na celebração principal, a eucaristia, celebrada às 11:00 no Recinto do Santuário, estima-se a participação de mais de 250.000 pessoas, entre as quais cerca de 50.000 mil crianças, que foram convidadas a ocupar a escadaria e o espaço frontal à Basílica. Na edição deste ano, em que o Santuário evoca as aparições do Anjo em 1916 e o seu convite à adoração a Deus, um apelo especial foi feito a todos os meninos e meninas: “Nós adoramos a Deus quando, ao acordarmos, saudamos os nossos pais, e, depois, ao longo do dia, as outras pessoas que encontramos.

Adoramos a Deus quando sorrimos e dizemos bem de alguém, quando no nosso coração pensamos, dizemos e temos muito amor a Deus, quando na escola estamos com atenção e fazemos os trabalhos bem-feitos, quando não estragamos a água e as plantas, que nos ajudam a viver e tornam a nossa vida mais bela, quando participamos na catequese, quando rezamos, quando convidamos os nossos pais a rezar connosco”, como afirmou o Bispo de Aveiro.

Esta é a peregrinação que junta na Cova da Iria o maior número de autocarros, com grupos de crianças, acompanhadas pelos seus pais, catequistas e outros educadores. Todos os parques de estacionamento do Santuário de Fátima estiveram totalmente preenchidos, além dos estacionamentos nas ruas da cidade. Muitas famílias optaram por acampar estes dias na cidade. No final da eucaristia, todas as crianças receberam um desdobrável que recorda as aparições e as orações do Anjo. As duas orações lá impressas foram rezadas em voz alta por todos.

D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, tomou a palavra final, dirigindo-se directamente às crianças. “Vós sois um espectáculo, com a vossa presença tão numerosa, com o colorido dos vossos bonés e das vossas t-shirts, com o sorriso dos vossos lábios e que resplandece do vosso rosto. Sois um espectáculo de beleza e de alegria, só tenho pena não que não esteja aqui um dos nossos canais da televisão para levar esta alegria a Portugal”, afirmou o prelado, recebendo uma enorme salva de palmas. “Vos sois um espectáculo de oração. Viestes aqui reconhecer aqui Jesus, presente na eucaristia, como o maior tesouro, o maior e o melhor amigo”, disse também recordando de seguida as palavras de D. António Francisco dos Santos na homilia. “Vós sois o tesouro do Mundo, o tesouro de Portugal e da humanidade inteira! Jesus conta convosco para tornar este mundo melhor”, concluiu D. António Marto.

In http://www.santuario-fatima.pt/ 10.06.2011


Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...