quinta-feira, 9 de junho de 2011

Avisos 196 (12 Junho 2011) - Pentecostes

AVISOS COMUNS A TODAS AS PARÓQUIAS

No âmbito da Cadeia de Oração pelas Vocações Sacerdotais, ROGAI, na qual somos convidados a pedir a Deus que não faltem vocações sacerdotais, a nossa paróquia de:
· Moldes deve rezar no Domingo, 19 de Junho, das 11h às 12h.
· Canelas deve rezar no Sábado, 18 de Junho, das 14h às 15h.
· Espiunca deve rezar no Sábado, 18 de Junho, das 20h às 21h.
· Janarde deve rezar no Domingo, 19 de Junho, das 7h às 8h.
· Cabreiros deve rezar no Sábado, 18 de Junho, das 13h às 14h.
· Albergaria da Serra deve rezar no Sábado, 18 de Junho, das 10h às 11h.
Cada pessoa, no local onde se encontrar, em absoluta consciência e na intimidade do seu coração, unir-se-á espiritualmente ao Sacrário da nossa Igreja Paroquial e fará a sua adoração ao Santíssimo.

Os 13 Animadores das Assembleias Dominicais na Ausência do Presbítero das paróquias confiadas aos padres João Pedro e Paulo vão encontrar-se na próxima Sexta-feira, 17 de Junho de 2011, às 21h, no Salão Nobre da Paróquia de Arouca.

MOLDES

Eucaristia: Capela de Fuste – Quinta-feira às 18h.

No próximo Domingo, 19 de Junho, celebraremos a festa a Santo António: Eucaristia às 10h e procissão às 18h. Como já é costume, quando há a celebração de alguma festa, não há qualquer outra celebração na área da paróquia.

As obras da Capela de Nossa Senhora de Fátima de Ponte de Telhe estão a decorrer dentro dos prazos esperados. Esta semana, há cinco aspectos muito positivos a considerar: 1- a conta bancária da capela tem um saldo que permitirá pagar o terreno que comprámos ao lado da capela e a obra de pedreiro e cobertura; 2- um benfeitor do lugar de Ponte de Telhe disponibilizou por três anos, sem juros, o dinheiro necessário para a construção imediata da obra de pedreiro da cripta da capela, num valor aproximado de 15.000,00€; desde já, a paróquia está muito agradecida pela generosidade do gesto; 3- a construção da obra de pedreiro da cripta já foi iniciada, estando prevista a sua conclusão para antes da festa de Agosto; 4- o pároco criou um blog na internet sobre a capela, com o link capeladepontedetelhe.blogspot.com; nesse blog, todos podem acompanhar o andamento da obra; 5- por último, não tendo a comunidade paroquial a capacidade financeira para fazer face à totalidade da despesa da construção da Capela, apelamos à melhor ajuda de todos! A todos prestamos a mais sincera homenagem, pedindo que continuem a trabalhar nesta obra que é de todos, procurando agradar a Deus, que vê as intenções e mede o sacrifício de cada um. Lembramos mais uma vez que esta obra é paroquial: todos hão-de contribuir para que esteja pronta brevemente!

Os Zeladores da Capela de Bustelo pedem para avisar que, a partir de agora, reza-se o Terço na Capela, às 21.30h, em todos os dias 12 e 13 de cada mês.

CANELAS

Eucaristia: Quarta-feira às 18h. No próximo Domingo, 19 de Junho, o nosso encontro dominical será novamente orientado pela senhora Animadora das Assembleias Dominicais na Ausência do Presbítero. Como combinado, a Celebração da Palavra será às 9.30h.

No dia de Corpo de Deus, 23 de Junho, temos Eucaristia às 13h; no Domingo, 26 de Junho, celebraremos a Festa do Senhor, com a Eucaristia às 11.30h, as Vésperas às 17.30h e a procissão no final. Este ano, todas as crianças da catequese vão celebrar as suas festas no dia da Festa do Senhor, pelo que pedimos aos Mordomos que os andores estejam fora da Igreja durante a missa para ser possível a entrada de um maior número de pessoas. Este ano, no final da missa da festa, vamos colocar o Santíssimo no Trono do altar para aí permanecer até ao início da procissão.

Encontros: Equipa da Celebração da Palavra – Quarta-feira às 21.30h; Catequese de Adultos – Quinta-feira às 21h.

No próximo Sábado, 18 de Junho, vamos encontrar-nos com todos os catequistas e catequizandos de todos os anos de catequese para o ensaio das festas da catequese. Às 10h, será o ensaio com todos; às 11h, celebraremos a Festa do Perdão com os meninos e meninas do 3º ano de catequese, que vão celebrar a primeira comunhão, e a confissão dos meninos e meninas do 6º ano, que vão celebrar a comunhão solene.

ESPIUNCA

Amanhã, Segunda-feira, 13 de Junho, continuará a festa ao Senhor dos Enfermos, celebrada na Capela de Serabigões, com a Eucaristia às 11h e a Procissão às 18h. Desde já, felicitamos a Comissão de festas deste ano pelo empenho tão esmerado na realização desta festa tão bonita e congregadora da Comunidade e de tantos forasteiros devotos do Senhor dos Enfermos. Parabéns a todos!

Dado que teremos Missa na Capela de Serabigões no Dia de Corpo de Deus, dia 23 de Junho, esta semana não celebraremos a habitual missa de Quarta-feira.

Dado que o pároco tem a celebração de festas paroquiais e o Sr. Pe. Peres encontra-se em período de férias, no próximo fim-de-semana, 18 e 19 de Junho, temos Missa na Capela de Vila Viçosa no Sábado às 18h; no Domingo, na Igreja Paroquial às 11.30h, o encontro dominical consistirá na Celebração da Palavra, orientada pelos Animadores das Assembleias Dominicais na Ausência do Presbítero.

A Comissão Fabriqueira da nossa Paróquia de Espiunca pretende continuar com a marcação dos montes, herdados de benfeitores já falecidos. Assim, pede-se aos partilhantes dos montes que fazem parte da Igreja, o favor de se disponibilizarem no próximo Sábado, 18 de Junho, a partir das 8h, para se proceder à marcação. O encontro com os vários partilhantes será no adro da Igreja Paroquial.

Aproxima-se a celebração da Festa do Senhor, este ano a 17 de Julho, dia em que todas as crianças da catequese celebrarão as suas festas. Como já foi combinado, pedimos a todos, catequistas e catequizandos, que se disponibilizem para um ensaio das festas da catequese na Igreja Paroquial no dia 2 de Julho, um Sábado, a partir das 9h. No final do ensaio, os meninos e meninas do 3º ano, que vão celebrar a primeira comunhão, e do 6º ano, que vão celebrar a comunhão solene, devem permanecer na Igreja para a Festa do Perdão e respectiva confissão.

JANARDE

No próximo Domingo, 19 de Junho, temos Missa na Igreja Paroquial às 8.30h e Celebração da Palavra na Capela de Silveiras às 10.30h.

Já de seguida, saímos com a procissão, neste dia dedicado ao nosso Padroeiro, São Barnabé. Parabéns aos Mordomos e a todos os que tornaram possível esta festa!

CABREIROS

Amanhã, 13 de Junho, celebraremos a festa a Santo António na Igreja Paroquial: Eucaristia às 14h e Procissão a seguir.

Eucaristia: Capela de Tebilhão – Sexta-feira às 18h.

ALBERGARIA DA SERRA

No próximo Domingo, 19 de Junho, celebraremos a festa a Santo António e Nossa Senhora da Guia na Capela de Castanheira: Eucaristia às 11.30h e Procissão a seguir. Dado que a Capela foi restaurada, nesse dia vamos proceder à bênção do novo espaço e dos objectos litúrgicos. Como já é costume, quando há a celebração de alguma festa, não há qualquer outra celebração na área da paróquia.

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...