quinta-feira, 16 de junho de 2011

Avisos 197 (19 Junho 2011)

AVISOS COMUNS A TODAS AS PARÓQUIAS

Nesta altura do ano, decorrem as matrículas dos alunos das escolas na aula de Educação Moral e Religiosa Católica. Estas não substituem a catequese nem a catequese substitui as aulas de moral. Num tempo como o nosso, que denuncia uma profunda crise e clara falta de valores, é preciso que os pais façam uma opção corajosa pela disciplina de EMRC, inscrevendo nela os filhos. Ao escolher esta disciplina na Escola Pública, os pais abrem na vida dos filhos uma porta, que lhes oferece novos horizontes para construir a vida, alicerçada em valores, orientada por princípios, que a tornam mais humana e mais bela. Pais, não vos canseis nem desistais nunca de escolher o melhor para e com os vossos filhos!


No dia 27 de Junho, de Segunda-feira a uma semana, os jovens do 10º ano de catequese, juntamente com jovens de outras paróquias, o Pe. João Pedro, o Pe. Paulo e os respectivos catequistas, realizam uma caminhada pela serra. A saída é às 9h.

MOLDES

Eucaristia: Igreja Paroquial – Quinta-feira, Dia de Corpo de Deus (23/06), às 10h, e Sexta-feira às 18h; Ponte de Telhe – Sábado às 20h. No próximo Domingo, 26 de Junho, às 10h na Igreja Paroquial, teremos a Celebração da Palavra orientada pelos Animadores das Assembleias Dominicais na Ausência do Presbítero.

Encontros: Catequistas da Igreja Paroquial (preparação das festas da catequese) – Hoje, Domingo, 19 de Junho, no final da Procissão, pelas 18.30h; Catequistas da Ponte de Telhe (preparação das festas da catequese) – Sábado, 25 de Junho, no final da Eucaristia, pelas 21h.

As crianças do 3º e do 6º ano de catequese da Igreja Paroquial, que vão celebrar a primeira comunhão e a comunhão solene, devem apresentar-se na Igreja Paroquial para a Festa do Perdão e respectiva confissão, no próximo Sábado (25/06) às 10h.

As obras da Capela de Nossa Senhora de Fátima de Ponte de Telhe estão a decorrer dentro dos prazos esperados. Lembramos mais uma vez que esta obra é paroquial: todos os paroquianos hão-de contribuir para que esteja pronta brevemente!


“A Junta de Freguesia de Moldes informa que vai organizar a 2ª edição do passeio/convívio para idosos com mais de 65 anos, no próximo dia 16 de Julho. Os interessados devem, passar na Junta de Freguesia para proceder à respectiva inscrição até ao dia 10 de Julho. O horário de saída será às 7.30h do lugar da Portela e o regresso cerca das 22h. O programa do passeio/convívio inclui uma visita à cidade de Braga e ao Santuário do Bom Jesus e, ainda, a visita às Caves do Vinho do Porto em Vila Nova de Gaia. A Junta de Freguesia oferecerá o lanche da manhã e o jantar no regresso a Arouca.”

O Sr. Padre Joaquim Valente Martingo, nosso conterrâneo, irmão da S.ra D.ra D. Salomé, celebra este ano de 2011 as suas Bodas de Ouro Sacerdotais. A sua ordenação de padre foi a 6 de Agosto de 1961. O Sr. Pe. Martingo e a sua família pretendem assinalar esta data com a celebração de uma Missa de Acção de Graças pelos 50 anos de padre. Esta Missa será no dia 2 de Julho, no Sábado da festa do Senhor, às 12h, na Igreja Paroquial. Desde já, pedimos a todos os paroquianos que se associem a este evento, não só participando nesta Missa de Acção de Graças, mas organizando-se interior e exteriormente para pedir ao Senhor que não falte com padres à Sua Igreja. Desde já, pedimos ao Senhor que abençoe o Sr. Padre Martingo.

Parabéns aos Mordomos da Festa a Santo António. Logo, pelas 18h, realiza-se a Procissão solene desta festa.

CANELAS

Eucaristia: Quinta-feira, Dia de Corpo de Deus (23/06), às 13h. Não há Missa na Quarta-feira.

No próximo Domingo, 26 de Junho, celebraremos a Festa do Senhor, com a Procissão do Cruzeiro e Eucaristia às 11.30h, as Vésperas às 17.30h e a procissão no final. Este ano, todas as crianças da catequese vão celebrar as suas festas no dia da Festa do Senhor. No final da missa da festa, vamos colocar o Santíssimo no Trono do altar para aí permanecer até ao início da procissão.

ESPIUNCA

Como habitualmente, no Dia do Corpo de Deus, 23 de Junho, a Eucaristia será celebrada na Capela de Serabigões às 11.30h.

Encontros: Catequistas (preparação das festas da catequese) – Sexta-feira às 21h; Catequese de Adultos – Sexta-feira às 21.30h.

No próximo Domingo, 26 de Junho, ocorre a celebração do dia litúrgico de São Pelágio, celebrado em festa na Capela de Vila Viçosa: Procissão às 10h e Eucaristia no final, pelas 11h. Como já é costume, quando há a celebração de alguma festa, não há qualquer outra celebração na área da paróquia.

Aproxima-se a celebração da Festa do Senhor, este ano a 17 de Julho, dia em que todas as crianças da catequese celebrarão as suas festas. Como já foi combinado, pedimos a todos, catequistas e catequizandos, que se disponibilizem para um ensaio das festas da catequese na Igreja Paroquial, no dia 2 de Julho, um Sábado, a partir das 9h. No final do ensaio, os meninos e meninas do 3º ano, que vão celebrar a primeira comunhão, e do 6º ano, que vão celebrar a comunhão solene, devem permanecer na Igreja para a Festa do Perdão e respectiva confissão.

JANARDE

Como habitualmente, no Dia de Corpo de Deus não há Missa na paróquia.

No dia da festa a São Barnabé, ocorrida no passado Domingo, a lista dos Mordomos para a mesma festa do ano de 2012 estava incorrecta. A lista correcta é a seguinte: Alberto Martins Gomes (Telhe), Manuel Martins Cruz (Telhe), Manuel Duarte Gomes (Silveiras) e Arménio Pereira Vinagre (Meitriz).

A festa a Nossa Senhora de Fátima, Santo António e São Sebastião ocorre este ano a 3 de Julho: Eucaristia às 11.30h e Procissão no final.

CABREIROS

Na próxima Quinta-feira, Dia de Corpo de Deus, não sendo possível o pároco celebrar a Eucaristia, os Animadores das Assembleias Dominicais na Ausência do Presbítero orientarão a Celebração da Palavra, às 10h.

ALBERGARIA DA SERRA

Na próxima Quinta-feira, Dia de Corpo de Deus, não sendo possível o pároco celebrar a Eucaristia, os Animadores das Assembleias Dominicais na Ausência do Presbítero orientarão a Celebração da Palavra, às 8.30h.

Parabéns a todos pelo restauro da Capela da Castanheira. Como certamente se recordarão, há ainda um saldo negativo de 36,88€, que esperamos vir a saldar.

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...