quinta-feira, 2 de junho de 2011

Dia Mundial das Comunicações Sociais 2011

Revolução digital pode ajudar à humanização e personalização da vida - Afirmou D. Manuel Clemente na apresentação do Dia Mundial das Comunicações Sociais

Lisboa, 02 jun 2011 (Ecclesia) – O presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, D. Manuel Clemente, afirmou, hoje, em Lisboa, na apresentação do Dia Mundial das Comunicações Sociais que a revolução digital “pode ajudar à humanização e personalização da vida”
No auditório da Igreja de São de Deus, na capital portuguesa, D. Manuel Clemente frisou que “o ganho da revolução digital em curso” está na possibilidade que ela oferece de “personalizar a máquina”.
Se os primeiros computadores eram autênticos móveis, este meio de comunicação foi-se “sofisticando de tal modo que, hoje, quase não se separa da pessoa” – referiu o presidente da comissão.
Apesar dos “perigos do virtualismo”, D. Manuel Clemente está “otimista” sobre a revolução digital.
Subordinada ao tema «Era digital: Revolução na cultura e na sociedade», a mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações Sociais coloca em destaque que as “novas tecnologias estão mudar não só o modo de comunicar, mas a própria comunicação em si mesma”.
O primeiro Decreto do II Concílio do Vaticano foi sobre as Comunicações Sociais e intitulado «Inter Mirífica».
Seis anos depois surge a «Communio et Progressio» (Comunhão e Progresso), um documento com 180 números com “expressões que todos os dias se cruzam nas redações” – disse o cónego António Rego, Diretor do Secretariado das Comunicações Sociais da Igreja.
Ao fazer referência a este documento, o cónego António Rego chama-lhe “bíblia da comunicação”.
A Igreja celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais há 45 anos, mas passado este espaço temporal a “revolução continua” e “as próprias redes sociais têm espaço para reflexão sobre as suas potencialidades e limites” – frisou o diretor
“Está a nascer uma nova maneira de aprender e pensar, com oportunidades inéditas de estabelecer relações e construir comunhão” – realça Bento XVI na sua mensagem.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais celebra-se no próximo domingo, dia 5 de junho.



LFS

Sem comentários: