sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Avisos 232 (19 fevereiro 2012)

AVISO COMUM A TODAS AS PARÓQUIAS

O tempo da Quaresma, tempo de preparação para a celebração da Páscoa, começa na próxima Quarta-feira, dia conhecido como Quarta-feira de Cinzas. A Igreja propõe que, durante este tempo da Quaresma, os cristãos realizem práticas penitenciais. Além da oração e da esmola, propõe-se: O JEJUM é obrigatório para todos dos 18 aos 59 anos em Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa, e consiste na privação de alimentos ou bebidas, em quantidade e qualidade… na disciplina tradicional da Igreja, o jejum fazia-se limitando a alimentação diária a uma única refeição e a permissão para a toma de alimentos ligeiros às horas das outras refeições. A ABSTINÊNCIA é obrigatória para todos os fiéis a partir dos 14 anos em todas as Sextas-feiras do ano e em Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa, e consiste na escolha de uma alimentação simples e pobre e a renúncia ao luxo e ao esbanjamento; a concretização da abstinência na disciplina tradicional da Igreja era a abstenção de carne. Será muito aconselhável manter esta forma de abstinência, mas poderá ser substituída pela privação de outros alimentos e bebidas, sobretudo mais requintados e dispendiosos ou da especial preferência de cada um. Estas determinações apenas se aplicam em condições normais de saúde, estando os doentes, por conseguinte, dispensados da sua observância.

MOLDES

Eucaristia: Igreja Paroquial – quarta-feira (… de Cinzas) às 21h; Capela de Fuste – quinta-feira às 17h. Na Celebração da Palavra do próximo Domingo, 26 de fevereiro, em Ponte de Telhe, realiza-se a imposição das cinzas.

A obra de calcetamento e colocação do passeio para as promessas do recinto da Capela de Fuste, no valor de 2.412,00€, já foi concluída e paga ao empreiteiro.
.
Os Mordomos da Festa a Santo António pedem para avisar que o habitual leilão das orelheiras será realizado hoje Domingo, pelas 15h, no adro da Igreja Paroquial. E pedem que os paroquianos ofereçam orelheiras para o leilão.
.
Agradecemos a presença deste grupo de escuteiros da paróquia de Oliveira do Douro, do concelho de Vila Nova de Gaia, que permanecerão entre nós até à próxima terça-feira. Esperamos que tenham sentido o nosso acolhimento fraterno e a alegria de os termos entre nós. Pedimos que leveis cumprimentos ao vosso pároco e à vossa paróquia de Oliveira do Douro.
.

CANELAS

Eucaristia: quarta-feira (… de Cinzas) às 17h.

Encontro: Catequese de Adultos – quinta-feira às 17h.

ESPIUNCA

Eucaristia: Capela de Serabigões – quarta-feira (… de Cinzas) às 18h; Capela de Vila Viçosa – sábado às 17h (com a imposição das Cinzas); Igreja Paroquial – Domingo às 11.30h (com a imposição das Cinzas).

JANARDE

No próximo Domingo, 26 de fevereiro, na Eucaristia na Igreja Paroquial às 8.30h e na Celebração da Palavra na Capela de Silveiras às 10.30h realiza-se a imposição das cinzas.

CABREIROS

Eucaristia: Capela de Tebilhão – sexta-feira às 17h.

Na Celebração da Palavra do próximo Domingo, 26 de fevereiro, os Animadores das Assembleias Dominicais na Ausência do Presbítero realizarão a imposição das Cinzas.

ALBERGARIA DA SERRA

Na Celebração da Palavra do próximo Domingo, 26 de fevereiro, os Animadores das Assembleias Dominicais na Ausência do Presbítero realizarão a imposição das Cinzas.

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...