terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Avisos 224 (25 dezembro 2011)

AVISOS COMUNS A TODAS AS PARÓQUIAS

A formação permanente diocesana é obrigatória para todos os Ministros Extraordinários da Comunhão. Estes podem optar por um dos seguintes encontros: 1- em São João da Madeira, a 3 de janeiro, das 21.30h às 23h; 2- em Bustelo, Penafiel, a 7 de janeiro, das 15h às 16.30h;3- na Casa Diocesana de Vilar, Porto, a 14 de Janeiro, das 15h às 16.30h.

A nossa Vigararia de Arouca Vale de Cambra promove o 6º ano da Escola Vicarial de Formação Cristã, conhecida como curso de teologia para leigos. Este ano, apenas teremos um pólo escolar, a funcionar no Auditório do Salão Paroquial de Mansores. O curso, que versará o tema “Família Cristã – Fonte de Evangelização”, começará a 6 de janeiro de 2012 e terminará a 2 de março, sempre à sexta-feira, das 21h às 22.45h. Os participantes devem comparticipar a formação com 15,00€. As inscrições são junto do pároco até ao final do ano.

O pároco deseja a todos os paroquianos de Moldes, Canelas, Espiunca, Janarde, Cabreiros e Albergaria da Serra um santo e feliz Natal! Pedimos ao nosso Bom Deus, nascido Menino no Presépio, Jesus, que nos dê a todos a Sua Luz! Peçamos-lhe também a Alegria, o Amor e a Paz para o Mundo inteiro!


MOLDES

Eucaristia: Capela de Fuste – quinta-feira às 17h; Capela de Ponte de Telhe – sábado, véspera do dia de Ano Novo, às 15h; Igreja Paroquial – domingo, dia de Ano Novo, às 10h (com a romagem ao cemitério às 10.45h).

Encontro: Escola de Música – sexta-feira às 21h.

Estava prevista uma Semana Bíblica para a nossa paróquia de Moldes, a ser realizada em fevereiro próximo. No entanto, após a avaliação da mesma pela Comissão Permanente do CPP, ficou decidido cancelá-la, dado que exigiria muitos meios humanos que não temos no momento ao dispor.

Como pedido por muitos paroquianos e já anunciado, faremos a festa a Santo Estêvão, padroeiro de Moldes, na próxima segunda-feira, 26 de dezembro: Eucaristia às 14.30h; Procissão à volta da Igreja às 15.30h; Convívio e lanche no salão paroquial a partir das 16h. O Grupo de Jovens, a Catequese e o Grupo das Janeiras farão a animação do convívio no salão paroquial. No final, o lanche partilhado contará com as sobras dos doces e das bebidas do dia de Natal, que os participantes farão o favor de trazer. Santo Estêvão: rogai por nós.

Como já vem sendo habitual, um grupo de pessoas da nossa paróquia pretende ir a todas as casas da freguesia cantar as janeiras e os reis. Este ano o proveito desta visita reverterá a favor do conserto ou construção do coreto da Igreja Paroquial. No final, o dinheiro angariado será entregue à Comissão Fabriqueira, que o destinará a este fim. O grupo começará a sua visita na próxima terça-feira, 27 de dezembro, a partir das 20h, na travessa da freguesia, concretamente a partir do lugar de Chão-de-Espinho.

O senhor professor Ramiro Fernandes, nosso conterrâneo e amigo, diretor do Grupo Coral da Igreja Paroquial, trabalhou incansavelmente ao longo de muitos e muitos anos na recolha, compilação e transcrição escrita e musical de muitas peças de janeiras, reis e canções de natal. E fê-lo, percorrendo muitas, senão todas, das freguesias do concelho de Arouca. O senhor professor Ramiro editou agora um cancioneiro intitulado “Arouca a Cantar as Janeiras”, que será apresentado no dia 6 de janeiro, pelas 21h, na sala de cinema de Arouca, situada na Alameda Domingos de Pinho Brandão. A Escola de Música da nossa paróquia de Moldes, promotora desta obra, convida a todos para esta apresentação. Dada a grande e incontornável importância deste trabalho, ninguém devia faltar a este convite, a não ser por motivo grave.

(Igreja Paroquial) Como combinado, os presentes que foram oferecidos e trazidos no ofertório da Eucaristia serão encaminhados para a AICIA, que acolhe pessoas com deficiência física e mental, e o Patronato Rainha Santa Mafalda, que acolhe meninas de famílias em risco. No máximo, até ao dia de amanhã, todos estes presentes serão entregues nestas instituições, que farão a sua distribuição a quem não tem o que temos nós.

CANELAS

Eucaristia: quarta-feira às 17h; domingo, dia de Ano Novo, às 13h.

ESPIUNCA

Eucaristia: Capela de Serabigões – quarta-feira às 18h; Capela de Vila Viçosa – sábado, véspera de Ano Novo, às 16.30h; Igreja Paroquial – domingo, dia de Ano Novo, às 11.30h.

O grupo coral da Capela de Vila Viçosa passará em casa dos paroquianos do mesmo lugar para cantar os reis. O dinheiro angariado será encaminhado para a aquisição de um novo relógio para a Capela, no valor de 1.700,00€, mais IVA. Esperamos a ajuda e o bom acolhimento de todos!

JANARDE

Eucaristia: Igreja Paroquial – domingo, dia de Ano Novo, às 8.30h.

Celebração da Palavra, orientada pelos Animadores das Assembleias Dominicais na Ausência do presbítero: Capela de Silveiras – sábado, véspera do dia de Ano Novo, às 16.30h.

CABREIROS

Eucaristia: Capela de Tebilhão – sexta-feira às17h; Igreja Paroquial – domingo, dia de Ano Novo, às 10h.

Celebração da Palavra, orientada pelos Animadores das Assembleias Dominicais na Ausência do presbítero: Capela de Rio de Frades – sábado, véspera do dia de Ano Novo, às 15h.

ALBERGARIA DA SERRA

Eucaristia: domingo, dia de Ano Novo, às 8.30h.

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...