sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Avisos 221 (4 dezembro 2011)

AVISOS COMUNS A TODAS AS PARÓQUIAS

No próximo dia 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, às 16h, na Sé do Porto, o senhor bispo d. Manuel Clemente ordenará vários diáconos permanentes para o serviço pastoral da nossa Diocese do Porto. Os diáconos permanentes são habitualmente homens casados, que após a ordenação estão directamente vocacionados para o serviço da caridade, servindo também na liturgia, presidindo ao batismo, matrimónio e funeral, mas não podendo consagrar e confessar, pelo que não poderão presidir à Eucaristia e ao Sacramento da Reconciliação. Os quatro diáconos permanentes da nossa vigararia de Arouca / Vale de Cambra a serem ordenados são: Armindo Fernandes da Silva (Roge), João Domingos Ramos Ribeiro da Fonseca (Burgo/Arouca), José Pinheiro Vieira (Carregosa) e Vítor Fernando da Rocha Paiva (Mato). Rezemos ao Senhor da Messe por todos para que possam servir bem Nosso Senhor Jesus Cristo, a Igreja e o Povo de Deus.

MOLDES

Eucaristia: Igreja Paroquial – quinta-feira (Imaculada Conceição) às 10h; Ponte de Telhe – sábado às 19h. No próximo domingo, 11 de dezembro, o encontro dominical das 10h na Igreja Paroquial será orientado pelos Animadores das Assembleias Dominicais na Ausência do Presbítero; esta Celebração da Palavra terá a participação especial dos catequistas da Igreja Paroquial, como forma da Comunidade ir conhecendo os vários grupos paroquiais.

Na Eucaristia do próximo dia 8 de dezembro, entre outras intenções, celebraremos em Acção de Graças pelo 100º aniversário do nosso paroquiano Manuel Cruz, natural de Telhe, Janarde, mas a residir no lugar de Fundo de Vila. Dado que nesta altura o frio se faz sentir mais acentuadamente, o senhor Manuel Cruz não se poderá deslocar à Igreja. No entanto, a nossa paróquia vai lembrá-lo com muito agrado e agradecer ao Senhor os seus 100 anos de vida.

Durante esta semana, o pároco visitará os doentes e idosos da nossa paróquia. Visitará apenas as pessoas que já lhe manifestaram essa vontade. Cavadas, Póvoa e Fuste – quarta-feira, a partir das 16h; Portela, Outeiro, Martingo e Santo Estêvão – sexta-feira, a partir das 15h.

(Igreja Paroquial) Vamos desenvolver uma campanha de solidariedade com os catequizandos e catequistas do grupo da Igreja Paroquial. Esta campanha consiste em angariar presentes embrulhados com material escolar, livros, brinquedos e roupa, que depois serão encaminhados para duas instituições de solidariedade social do nosso concelho de Arouca: a AICIA, que acolhe pessoas com deficiência física e mental, e o Patronato Rainha Santa Mafalda, que acolhe meninas de famílias em risco. O patronato receberá apenas brinquedos; a AICIA receberá material escolar, livros, brinquedos e roupa, que destinará depois do Natal a famílias carenciadas do nosso concelho. Pedimos às crianças, adolescentes, jovens e catequistas que façam a entrega do seu presente no ofertório da Missa de Natal. Após este dia, todos estes presentes serão encaminhados para as duas instituições.

Voltamos a lembrar que vamos fazer a festa a Santo Estêvão, padroeiro de Moldes, no dia a seguir ao dia de Natal, 26 de dezembro, com o seguinte programa: Eucaristia às 14.30h; Procissão à volta da Igreja às 15.30h; Convívio e lanche no salão paroquial a partir das 16h. Concretamente, em relação ao convívio ficou decidido: a participação activa do Grupo de Jovens, da Catequese e do Grupo das Janeiras; em relação ao lanche, a ser partilhado entre todos no final do convívio, cada pessoa trará de sua casa as sobras dos doces e das bebidas do dia de Natal. Esta festa terá um custo zero e servirá para o estreitamento dos laços de amizade entre todos os paroquianos. Mãos à obra!

CANELAS

Eucaristia: quinta-feira (Imaculada Conceição) às 13h.

Encontro: Acólitos – sexta-feira às 21h; Comissão de Festas de Nossa Senhora dos Anjos – sábado às 21h.

ESPIUNCA

Eucaristia: quinta-feira (Imaculada Conceição) às 11.30h – Igreja Paroquial.

Durante esta semana, o pároco visitará os doentes e idosos da nossa paróquia. Visitará apenas as pessoas que já lhe manifestaram essa vontade. Esta visita será na quarta-feira, a partir das 9h, começando em Vila Viçosa, da parte da manhã, e terminando em Vila Cova, da parte da tarde.

Os elementos do grupo musical Sondagem, sediado no lugar de Vila Viçosa, contactaram a nossa Zeladora para fazerem um pedido à Comunidade. Até agora, o agrupamento musical fazia os seus ensaios na sede da Junta de Freguesia de Espiunca. No entanto, não sendo possível continuar nesse espaço, pedem para utilizar o espaço por debaixo do palco da Capela de Vila Viçosa para o mesmo efeito. O agrupamento compromete-se a pagar à capelania a luz que utilizar nos referidos ensaios. Pedimos aos paroquianos que se pronunciem sobre este assunto, dado que o mesmo é delicado.

JANARDE

Como já é costume, na próxima quinta-feira, dia da Imaculada Conceição, não haverá Eucaristia na área da paróquia.

No próximo sábado, haverá Eucaristia na Capela de Silveiras às 17.30h.

Durante esta semana, o pároco visitará os doentes e idosos da nossa paróquia. Visitará apenas as pessoas que já lhe manifestaram essa vontade. Esta visita será na sexta-feira, a partir das 9h.

Parabéns pelo dia de festa em honra de Santa Bárbara, padroeira de Silveiras.

CABREIROS

Eucaristia: quinta-feira (Imaculada Conceição) às 10h – Igreja Paroquial.

Parabéns pelo dia de festa em honra de Santa Bárbara, padroeira de Tebilhão.

ALBERGARIA DA SERRA

Eucaristia: quinta-feira (Imaculada Conceição) às 8.30h.

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...