quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Escola de Música de Moldes

Lançamento do CD "CANTAR AS JANEIRAS"

No passado dia 27 de Novembro, pelas 21h, no Cadeiral das Freiras do Mosteiro de Arouca, os alunos, orientadores, professores e pais da Escola de Música da paróquia de Moldes promoveram o lançamento do CD "Cantar as Janeiras", durante um concerto musical, em que participaram o Orfeão de Arouca e o Grupo de Danças e Cantares Arouquenses do Conjunto Etnográfico de Moldes de Danças e Cantares Arouquenses. Este concerto foi promovido no âmbito da comemoração do 25º aniversário da fundação da Escola.


A Escola de Música, fundada no ano de 1984, portanto há já mais de 25 anos, tem, como objectivos principais, contribuir para a descoberta da riqueza que é a música, possibilitar uma aprendizagem base de educação musical, e ainda permitir a descoberta do que é ser e viver em grupo (o respeito pelo outro, o sentido da responsabilidade, a criação de laços de amizade). Tudo isto, esta Escola tem procurado defender e promover entre os seus orientadores, professores, alunos, pais e comunidade, de modo que todos juntos possam construir um mundo mais justo e mais fraterno, anunciando o Reino de Deus.

Com períodos de maior ou menor entusiasmo, de maior ou menor visibilidade, mas sempre com simplicidade, a Escola de Música de Moldes, fruto do entusiasmo, da generosidade e do espírito abnegado de tantas e tantas pessoas, tem-se harmonizado e ritmado para se manter na fidelidade ao seu início, firme no seu presente e atenta ao que ainda há-de vir.

No âmbito da comemoração deste 25º aniversário, são vários os projectos realizados e a realizar. Concretamente, foi apresentado o CD “Cantar as Janeiras”. Num futuro próximo, vai ser gravado um CD do Pianista Ângelo Martingo, antigo aluno da Escola, e prevê-se ainda a publicação do “Cancioneiro Popular de Arouca – Canções de Janeiras”, recolha do Sr. Prof. Ramiro Fernandes, um dos fundadores da Escola.

Neste dia, foi criado um pequeno site de apresentação da Escola de Música e do trabalho desenvolvido no seio da Comunidade: http://sites.google.com/site/emusicamoldes/

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...