sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A Nova Evangelização e a Catequese

Envio de Catequistas da Vigararia de Arouca-Vale de Cambra

Realizou-se no dia 25 de Setembro, na Paróquia de Chave, uma jornada de reflexão com a presença de cerca de 150 Catequistas, oriundos de algumas paróquias da Vigararia de Arouca-Vale de Cambra.
O dia de reflexão foi orientado pelo Bispo Auxiliar do Porto, D.João Lavrador que, a partir do documento “Evangelli Nuntiandi” apresentou alguns pontos de reflexão sobre o que é ser catequista no contexto da nova Evangelização.
Após esta reflexão seguiu-se um debate, por grupos, nas instalações do Centro Paroquial, a partir de três questões colocadas a cada um dos grupos, levando-os a reflectir sobre os sinais existentes nas próprias paróquias que indicam a necessidade de uma nova evangelização e também sobre os meios de que cada comunidade dispõe para responder a essa nova evangelização.
Os grupos reflectiram ainda sobre as dificuldades e sobre as implicações que a catequese, no contexto da nova evangelização, traz aos catequistas.
A apresentação desta reflexão feita em cada um dos grupos teve lugar, após o almoço partilhado, revelando-se verdadeiramente enriquecedora, sobretudo através dos comentários que D.João Lavrador fazia no fim de cada uma das questões postas à reflexão dos grupos.
Embora muitas das paróquias da Vigararia não tenham tido qualquer catequista neste encontro, apesar do tema se revelar muito actual, esta iniciativa catequética e vicarial terminou com o rito do envio dos catequistas, no final da Celebração da Eucaristia vespertina celebrada naquela comunidade paroquial. No final, e como gesto de agradecimento, a organização ofereceu ao bispo auxiliar do Porto, diversos produtos agrícolas, acompanhados de um expressivo ramo de flores.

José Cerca

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...