quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Missão: Anunciar o Evangelho...

Na sua mensagem para a celebração do Dia das Missões, a celebrar este Domingo, dia 24 de Outubro, o Papa Bento XVI reconhece que o Dia Missionário é ocasião excelente para que “as Comunidades diocesanas e paroquiais, os Institutos de Vida Consagrada, os Movimentos Eclesiais e todo o Povo de Deus, possam renovar o compromisso de anunciar o Evangelho e dar às actividades pastorais um ímpeto missionário mais amplo”.

Acrescenta ainda que “este encontro anual convida-nos a viver intensamente os percursos litúrgicos e catequéticos, caritativos e culturais, mediante os quais Jesus Cristo nos convoca à mesa da sua Palavra e da Eucaristia, para saborear o dom da sua Presença, formar-nos na sua escola e viver cada vez mais conscientemente unidos a Ele, Mestre e Senhor. É Ele mesmo quem nos diz: “Aquele que me ama será amado por meu Pai: Eu amá-lo-ei e manifestar-me-ei a ele”“.

Insiste o Papa que “só a partir deste encontro com o Amor de Deus, que muda a existência, podemos viver em comunhão com Ele e entre nós, e oferecer aos irmãos um testemunho credível, explicando a razão da nossa esperança”.

Consequentemente, sublinha Bento XVI: “uma fé adulta, capaz de se confiar totalmente a Deus com atitude filial, alimentada pela oração, pela meditação da Palavra de Deus e pelo estudo das verdades da fé, é uma condição para poder promover um novo humanismo, fundamentado no Evangelho de Jesus”.

Além disso, ressalta que no mês de Outubro, quando se retomam em muitos países as diversas actividades eclesiais depois da pausa do Verão, “a Igreja convida a aprender de Maria, mediante a oração do Santo Terço, a contemplar o desígnio de amor do Pai sobre a humanidade, para a amar como Ele a ama, pois este é também o sentido da missão”.

In Agência Ecclesia / Igreja sempre em Missão / 12-10-2010

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...