quarta-feira, 27 de outubro de 2010

I Festival da Canção Jovem

“Amar é levar no sorriso o dom de Te anunciar aos outros”
(refrão da melhor letra)

Organizado pela Vigararia de Arouca-Vale de Cambra e integrado no Programa da Diocese do Porto “Missão 2100” decorreu, no passado Domingo, dia 24 de Outubro, em Vale de Cambra, o I Festival Vicarial da Canção Jovem.

Tendo por objectivos incentivar a criação poética e musical, a partir do Evangelho, promovendo os valores da cidadania e os valores humano-cristãos, este I Festival da Canção Jovem conseguiu apresentar um conjunto de canções, com melodias muito bem conseguidas e atractivas, veiculando mensagens vincadamente evangelizadoras, até porque o tema geral deste Festival era a “corresponsabilidade para a Nova Evangelização”.

Com o pavilhão Ilídio Pedro completamente cheio, este Festival proporcionou ao vasto público aí presente uma tarde alegre e bem animada.

Além das 7 canções concorrentes, algumas delas de fora da Vigararia, mas convidadas pela organização, muito contribuiu também para a animação musical e evangélica daquela tarde, a presença do Pe.Luís Vieira, da Sociedade Missionária da Boa Nova, de Cucujães.

Interpretando diversas canções da sua autoria, quer antes, quer após a apresentação das canções concorrentes, o Pe. Luís Vieira conseguiu pôr toda a vasta plateia a cantar, criando um ambiente de grande alegria e entusiasmo. Refira-se que entre o numeroso público se encontrava também D. João Lavrador, Bispo auxiliar do Porto, acompanhado de vários sacerdotes da Vigararia.

O júri constituído por 3 professores ligados às áreas da Música, da Língua Portuguesa e da Religião e Moral Católicas e ainda pelo maestro da Banda Musical de Vale de Cambra e pelo respectivo pároco, embora considerando que todos foram vencedores neste I Festival da Canção Jovem, decidiu distinguir como melhor letra a da canção “Levar-te num sorriso” da autoria de Angélica Sousa e que foi interpretada pelo grupo de Macieira de Cambra.

Por sua vez, a canção “Segue o Caminho” com letra de Tiago Martins e Tiago Peres e música de Armindo Fernandes e Tiago Martins e que foi interpretada por um dos grupos de Rossas (Arouca) foi considerada a vencedora deste I Festival da Canção Jovem.

No final do Festival, o Pe. José Araújo, em nome do júri e da organização deste evento, congratulou-se pela qualidade das melodias e das letras apresentadas e agradeceu a toda a vasta equipa que conseguiu pôr de pé este I Festival da Canção Jovem, garantindo que outros se seguirão no futuro.

José Cerca

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...