quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Assembleias Dominicais na Ausência do Presbítero

Assembleias dominicais na ausência do Presbítero

Designação de animadores

Terá lugar no próximo Domingo, dia 5 de Setembro, pelas 15.30h, no Santuário de Santo António em Vale de Cambra, com a presença do Bispo Auxiliar do Porto, D.João Lavrador, a designação de 18 animadores para as Assembleias dominicais na ausência do Presbítero.

Pertencentes a diversas paróquias da Vigararia de Arouca-Vale de Cambra (Arouca, Canelas, Espiunca, Fermedo, Janarde, Macieira de Cambra, Moldes, Rôge, Rossas, Santa Eulália) este grupo de animadores, e mais 4 que serão designados posteriormente, por não poderem estar presentes nesta data, receberam uma formação específica, ao longo de 2 anos, em 20 encontros, coordenados pelo Pe. Paulo Teixeira (Vigário) e que tiveram como formador o Dr. José Pedro Angélico. Dois desses encontros foram, os últimos, tiveram a presença do Pe. Amorim, do Secretariado Diocesano de Liturgia.

Em Arouca a presença de Animadores de Assembleias dominicais na ausência do Presbítero (ADAP) é já uma realidade na Freguesia de Moldes que remonta a 20 de Setembro de 1998, quando o então bispo do Porto, D.Armindo, designou 4 ministros extraordinários da comunhão, daquela Paróquia, para passarem a animar algumas comunidades de cristãos, na celebração dominical na ausência do respectivo Pároco, dada a extensão e o número das comunidades sob a sua jurisdição pastoral.

12 anos depois esta dificuldade tem vindo a agravar-se, face à diminuição de sacerdotes, o que torna humanamente impossível a sua presença nas Assembleias dominicais existentes nesta Vigararia de Arouca-Vale de Cambra.

A designação deste grupo de animadores será, certamente, uma maneira de colmatar esta dificuldade e de permitir que muitas comunidades cristãs possam celebrar, rotativamente, o seu encontro dominical, mesmo na ausência do respectivo pároco.

José Cerca

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...