sábado, 11 de julho de 2009

Do Ano Paulino ao Ano Sacerdotal


Dez dias antes de encerrar o Ano Paulino, o Papa Bento XVI lançou uma outra iniciativa para toda a Igreja Católica, a que designou por Ano Sacerdotal e que teve início a 19 de Junho, integrado nos 150 anos da morte do Santo Cura d’Ars.

Segundo disse Bento XVI, a iniciativa do Ano Sacerdotal "tem como objectivo promover o empenho de renovação interior de todos os padres, para um testemunho evangélico mais forte e incisivo, no mundo de hoje".

Por todas as dioceses do País os Bispos têm feito eco desta iniciativa do Papa, publicando mensagens de modo a empenhar as comunidades paroquiais a viverem, juntamente com os seus párocos, este ano Sacerdotal.

Dada cada vez mais a escassez de sacerdotes à frente das comunidades paroquias, espera-se que esta nova iniciativa do Papa venha a ter em Arouca uma adesão mais forte e visível do que a que teve o Ano Paulino.

Embora tenham surgido algumas iniciativas em Arouca, ao longo desse ano, sendo de realçar o Curso de Teologia para leigos, organizado pela Escola Vicarial de Formação Cristã da Vigararia de Arouca/Vale de Cambra e subordinado ao tema geral “Um caminhar com S. Paulo” a verdade é que, comparativamente com outras comunidades paroquiais do País, foi, no geral, muito débil a adesão dos cristãos das comunidades de Arouca ao Ano Paulino.

É óbvio que as comunidades não podem estar à espera que seja o seu pároco a propor, coordenar ou dinamizar as actividades a desenvolver no seu seio. Torna-se cada vez mais necessário que os Conselhos Pastorais assumam esse importante papel, de modo a que as comunidades manifestem a sua acção evangelizadora no meio em que se inserem. Esperemos que a “Missão 2010”, proposta pelo Bispo do Porto para toda a Diocese, seja uma pedrada no charco relativamente ao (não)funcionamento de muitos Conselhos Pastorais e um despertar do comodismo ritualista de muitos cristãos.

José Cerca

1 comentário:

M.M. disse...

E, neste Ano Sacerdotal aqui ficam os meus respeitosos cumprimentos a todos os Consagrados e, muitos parabéns muitos parabéns, aos caríssimos:
Rev. Pe. João Pedro, pelo 6º aniversário de Ordenação - 6 Julho- e Missa Nova, hoje 13 de Julho.
Rev. Pe. Paulo Teixeira, no 12º. aniversário de Ordenação.
Agradeço a Deus o Dom da Vossa Vocação, bem supremo para todos os que amam a Cristo e precisam de Pastores para nos orientarem no caminho.
Bem-Hajam!

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...