quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

QUARESMA - práticas penitenciais


Na próxima Quarta-feira, iniciamos o tempo da Quaresma, que se destina a preparar a celebração da Páscoa. Durante este tempo, a Igreja propõe que se realizem práticas penitenciais. Além da ORAÇÃO e da ESMOLA, propõe-se:

O JEJUM é obrigatório para todos dos 18 aos 59 anos em Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa, e consiste na privação de alimentos ou bebidas, em quantidade e qualidade… na disciplina tradicional da Igreja, o jejum fazia-se limitando a alimentação diária a uma única refeição e a permissão para a toma de alimentos ligeiros às horas das outras refeições.

A ABSTINÊNCIA é obrigatória para todos os fiéis a partir dos 14 anos em todas as Sextas-feiras do ano e em Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa, e consiste na escolha de uma alimentação simples e pobre e a renúncia ao luxo e ao esbanjamento; a concretização da abstinência na disciplina tradicional da Igreja era a abstenção de carne. Será muito aconselhável manter esta forma de abstinência, mas poderá ser substituída pela priva­ção de outros alimentos e bebidas, sobretudo mais requintados e dispendi­osos ou da especial preferência de cada um.

Estas determinações apenas se apli­cam em condições normais de saúde, estando os doentes, por conseguinte, dis­pensados da sua observância.

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...