quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Avisos 77 (22 Fev 2009)


AVISO COMUM A TODAS AS PARÓQUIAS

Na próxima Quarta-feira, iniciamos o tempo da Quaresma, que se destina a preparar a celebração da Páscoa. Durante este tempo, a Igreja propõe que se realizem práticas penitenciais. Além da oração e da esmola, propõe-se:

O JEJUM é obrigatório para todos dos 18 aos 59 anos em Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa, e consiste na privação de alimentos ou bebidas, em quantidade e qualidade… na disciplina tradicional da Igreja, o jejum fazia-se limitando a alimentação diária a uma única refeição e a permissão para a toma de alimentos ligeiros às horas das outras refeições.

A ABSTINÊNCIA é obrigatória para todos os fiéis a partir dos 14 anos em todas as Sextas-feiras do ano e em Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa, e consiste na escolha de uma alimentação simples e pobre e a renúncia ao luxo e ao esbanjamento; a concretização da abstinência na disciplina tradicional da Igreja era a abstenção de carne. Será muito aconselhável manter esta forma de abstinência, mas poderá ser substituída pela priva­ção de outros alimentos e bebidas, sobretudo mais requintados e dispendi­osos ou da especial preferência de cada um.

Estas determinações apenas se apli­cam em condições normais de saúde, estando os doentes, por conseguinte, dis­pensados da sua observância.

MOLDES

* Eucaristia: Quarta-feira de Cinzas, às 21h – Igreja Paroquial; Quinta-feira, 17h – Capela de Fuste; Sexta-feira, 17h – Igreja Paroquial.
* Encontro: Animadores das ADEP (Assembleias Dominicais à Espera do Presbítero) – Terça-feira, à noite.
* Hoje, Domingo, a partir das 14.30h, realiza-se o leilão das orelheiras. Pede-se a todos os fregueses que mantenham a tradição de oferecer as orelheiras para o leilão.
* As pessoas do Grupo de Cantares dos Reis, que andaram pela freguesia, de casa em casa, para manter esta tão rica tradição cultural da nossa terra, agradecem a todos a maneira como foram recebidos e tratados, e desejam um bom ano de 2009. Da visita às casas, resultou a oferta de 1.422,73€. O grupo entendeu por bem destinar esta quantia à paróquia, deixando ao pároco o encargo do seu encaminhamento para obras da Igreja. Assim, a comunidade inteira agradece, reconhecida, esta generosa partilha e felicita todos os que fizeram parte deste bonito gesto!

CANELAS

Eucaristia: Quarta-feira de Cinzas, às 17h; Domingo, às 11.15h.

ESPIUNCA

* Eucaristia: Sábado, às 17h – Igreja Paroquial (com a celebração das Cinzas)
* Encontro: Catequese de Adultos – Quinta-feira, às 21h.

JANARDE

* Eucaristia: Quarta-feira, às 15.30h – Capela de Silveiras; a próxima Eucaristia na Igreja Paroquial é no dia 15 de Março; no próximo Domingo, há a Celebração da Palavra em Silveiras pelos Animadores das ADEP.
* Era bom que as Comissões de Festas do ano de 2008 apresentassem as contas. De todas as festas realizadas na paróquia de Janarde, não houve uma comissão sequer que tivesse o cuidado de apresentar as contas. Não se pode apenas reclamar os horários das missas da festa; deve-se reclamar, com todo o direito, a apresentação das contas das festas do ano anterior. Ficamos a aguardar que seja possível!
* O Pároco visitará os doentes da comunidade no próximo dia 6 de Março (Sexta-feira), a partir das 9h.

ALBERGARIA DA SERRA

No próximo Domingo, na Eucaristia das 8.30h, faremos a celebração das Cinzas.

CABREIROS

* No próximo Domingo, na Eucaristia das 14.30h, faremos a celebração das Cinzas.
* Eucaristia semanal: Quinta-feira, às 16h, na Capela de Rio de Frades.

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...