domingo, 31 de agosto de 2008

Festa a Santa Catarina em Fuste

Realizou-se hoje, Domingo, dia 28 de Agosto, na paróquia de Moldes, a festa a Santa Catarina, venerada na capela do lugar de Fuste. A Eucaristia foi às 11.15h e a procissão às 17h. Apesar do pequeno espaço interior da capela, as pessoas que celebraram a Eucaristia e participaram na procissão foram em grande número.

O pároco referiu que, tendo apurado algum estudo acerca de Santa Catarina, concluiu que a Santa Catarina venerada nesta capela de Fuste é a Santa Catarina de Alexandria, egípcia de nascimento e morte, nascida à volta do ano 300. A própria iconografia presente na capela, representada numa imagem da Santa Catarina do século XVIII, revela vários sinais que indicam a certeza de que a Santa Catarina venerada nesta capela é a Santa Catarina de Alexandria, a saber: a roda dentada com láminas com que tentaram torturá-la na tentativa da desistência da fé em Jesus Cristo e do casamento com o imperador romano, o livro como sinal do estudo da filosofia e teologia, a palma do martírio e a cabeça do imperador romano que a mandou decapitar.

O pároco referiu ainda que a Santa Catarina é a padroeira dos professores e estudiosos, de todos os que trabalham com rodas, particularmente dos moleiros, e das mães que amamentam os filhos. Disse ainda que a Santa Catrina foi uma grande mulher, de fibra como ninguém, e que certamente nos mete a todos num bolso, cabendo ainda outros tantos; e que esta grande mulher soube mesmo renunciar a si mesma e carregar a sua cruz para seguir Jesus.

Santa Catarina de Alexandria: rogai por nós!

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais um grande exemplo de Fé! Segui-lo e dá-lo conhecer a todos, mas de modo especial aos mais jovens é missão para hoje!

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...