terça-feira, 19 de agosto de 2008

Festa em Rio de Frades

No passado Domingo, dia 17 de Agosto, celebrou-se no lugar de Rio de Frades, da paróquia de Cabreiros, a festa à Santa Bárbara. A festa começou com a celebração da Eucaristia presidida pelo pároco de Moldes, dado que persiste ainda o acordo entre os párocos de Moldes e Cabreiros no sentido de ser o pároco de Moldes a curar pastoralmente este lugar por causa das longas distâncias a percorrer pelo pároco de Cabreiros para chegar a Rio de Frades, em que participaram cerca de 20 pessoas, apenas um pequeno número das que residem neste lugar. A seguir à Eucaristia saiu a procissão com os andores de Nossa Senhora de Fátima e Santa Bárbara.

A capela do lugar de baixo de Rio de Frades encontra-se num "estado avançado de decomposição", denunciando urgentemente obras de consolidação e restauro, senão a sua total demolição e nova construção. Esta é a única razão pela qual apenas se celebra o culto nesta capela uma vez ao ano, por ocasião da festa à Santa Bárbara. Nos outros dias, particularmente de quinze em quinze dias, ao Sábado, o pároco de Moldes celebra a Eucaristia numa capela particular situada no lugar de cima de Rio de Frades.

1 comentário:

Unknown disse...

Existe um site que conta um pouco da história desta aldeia.
https://sites.google.com/site/riodefradesaldeia/

Aconselho a visitarem

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...