sábado, 14 de junho de 2008

Janarde, Moldes e Covêlo de Paivó... em festa!

Neste Domingo, dia 15 de Junho, as paróquias de Moldes, Covêlo de Paivó e Janarde estão em festa. Em Moldes e Covêlo de Paivó, celebra-se a festa de Santo António; em Janarde, celebra-se a festa de São Barnabé, Padroeiro. O horário da Eucaristia é o seguinte: Moldes, 9h; Covêlo de Paivó, 10h; Janarde, 11.15h. Em Janarde e Covêlo de Paivó, a procissão realiza-se imediatamente a seguir à Eucaristia; em Moldes, a procissão será às 18h. Desde já, felicitamos todas as comunidades em festa! Esperamos que seja Nosso Senhor a congregar e a conduzir todos ao coração do nosso Pai!

Santo António de Lisboa, presbítero e doutor da Igreja, Padroeiro secundário de Portugal - Nasceu em Lisboa (Portugal) no final do século XII. Foi recebido entre os Cónegos Regulares de S. Agostinho e pouco depois da sua ordenação sacerdotal ingressou na Ordem dos Frades Menores com a intenção de se dedicar à propagação da fé entre os povos da África. Mas foi na França e na Itália que ele exerceu com grande fruto o ministério da pregação e converteu muitos hereges. Foi o primeiro professor de teologia na sua Ordem. Escreveu vários sermões, cheios de doutrina e de unção espiritual. Morreu em Pádua no ano 1231.
São Barnabé, Apóstolo - O seu nome de Baptismo era José, chamado pelos apóstolos de Barnabé, que quer dizer filho da consolação. Era natural da ilha de Chipre e foi um dos primeiros fiéis de Jerusalém. Pregou o Evangelho em Antioquia e acompanhou S. Paulo na sua primeira viagem apostólica. Interveio no Concílio de Jerusalém. Voltou à sua pátria, onde pregou o Evangelho; e aí morreu.

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...