quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Escola de Órgão do Mosteiro de Arouca

Ensinar a “tanger órgão”
...
Arouca pode orgulhar-se de possuir no seu Mosteiro uma rara peça da organaria ibérica. Datado de 1743 este órgão recebeu em 2009 o seu último e mais importante restauro que acabaria por o reabilitar de algumas intervenções anteriores não muito bem sucedidas.
...
Com esse restauro, no qual foram investidos 380 mil euros, Arouca ficou mais valorizada no seu património e com excelentes condições para promover eventos culturais com este raro instrumento musical dotado de enormes potencialidades sonoras.
...
Perante isto, seria contraproducente que esse valioso equipamento fosse votado ao esquecimento.
...
Estando a residir no Concelho de Arouca o antigo organista titular dos órgãos do Santuário de Fátima e atualmente organista titular do órgão ibérico do Mosteiro de Arouca, o prof. Nicolas Roger, a Real irmandade da Rainha Santa Mafalda e a Paróquia de Arouca recorreram aos seus conhecimentos e à sua larga experiência para iniciarem uma pequena escola de órgão, que funcionou, durante o anterior ano letivo, com 5 alunos arouquenses.
...
Conscientes da importância desta escola de órgão para garantir a continuidade da tradição organista do Mosteiro de Arouca, as aulas irão continuar no presente ano letivo, estando já abertas inscrições para novos alunos.
...
José Cerca
Mais informação aqui: Escola de orgão do Mosteiro de Arouca
...

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...