sexta-feira, 28 de maio de 2010

Domingo da Santíssima Trindade (30-05-10)


Concluído o tempo pascal, a Igreja retoma o ritmo quotidiano, mas não sem fazer uma espécie de síntese, com a celebração solene da Santíssima Trindade. A própria Liturgia da Eucaristia, desde a saudação, ao Glória, passando pelo credo e pela Orações, tem desta dimensão trinitária:: dirige-se ao Pai, por meio do Filho, na unidade do Espírito Santo.

Só o Amor nos dá a chave para entrar no mistério de Deus. Deus é Amor. Não é um abismo de solidão. Nem um ser solitário, cercado no seu mundo «cor-de-rosa». Desde o princípio, Deus é e vive em companhia de amor, em mistério de comunhão. Comunhão do Amor que tudo cria, no Pai. Comunhão do Amor que é gerado e acolhido, no Filho. Comunhão de Amor que é dado pelo Pai e recebido pelo Filho, no Espírito Santo. Amor que não se fecha assim no «segredo dos deuses», mas que brota e sai do coração de Deus... no Espírito Santo.

É este o mistério da Santíssima Trindade!

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...