quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Todos os Santos e Fiéis Defuntos

1 de Novembro - Dia de Todos os Santos
...
Este é um dia tão belo, o dia de todos os santos. Com eles queremos aprender a viver a alegria e a beleza de ser cristãos. Neste dia e no dia que lhe segue, queremos celebrar a nossa comunhão com todos os que partiram e nos deixaram ficar a marca do Deus Vivo e Santo.
...
8h - Albergaria da Serra
9h - Capela de Rio de Frades
9.30h - Santa Eulália
9.45h - Janarde
11h - Arouca
11.30h - Espiunca
11.30h - Capela de Silveiras
13h - Canelas
15h - Rossas
15h - Cabreiros
15h - Capela de Vila Viçosa
16.30h - Moldes
...
2 de Novembro - Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos
...
Por estes dias, mais do que serem os vivos a visitar os mortos, parece-nos bem que são os mortos a visitar os vivos. Os cemitérios enchem-se! E a morte e os mortos abrem-nos o pensamento para além de nós e da vida, e dilatam o desejo do coração para o alto! Reunimo-nos, para celebrar a vitória da vida, sobre a morte. E, pela Eucaristia, manifestar a nossa comunhão, que não exclui, antes nos aproxima, dos que partiram antes de nós.
...
8h - Arouca
9.30h - Santa Eulália
18h - Rossas
...
No final de cada Eucaristia, realiza-se a romagem ao cemitério.

1 comentário:

Anónimo disse...

unousecotleA Biblia ensina em Eclesiastes 9:5,6,10...que os mortos não estão conscientes de absolutamente nada...não pensam, não sentem, não vêm, não podem fazer nada...estão como que num "sono" profundo á espera que Deus os levante no dia da ressurreição.- S.João 5:28,29. Então porquê tantas flores,velas,rezas em homenagem aos mortos? Será que eles precisam disso? O que será que Deus sente ao ver toda essa adoração aos mortos e tantos gastos que poderiam ser usados em favor dos vivos???

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...