sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Abre-te...


EFFATÁ quer dizer abre-te.

Um dia, um surdo-mudo pediu a Jesus a cura. Jesus tocou-o com seus dedos nos ouvidos e na boca e disse: EFFATÁ, quer dizer, abre-te, e o surdo-mudo começou a ouvir e a falar.

Isso mesmo aconteceu no nosso Baptismo. Jesus viu em cada um de nós um surdo-mudo incapaz de perceber o Amor de Deus nos sinais da vida, incapaz de louvar o Senhor e de dizer "creio, Senhor", incapaz de comunicar a Boa Nova do Evangelho; incapaz de compreender e amar o próximo...

Então, através do Baptismo, tocou-nos nos ouvidos e na boca e disse "abre-te" e nossos ouvidos e boca abriram-se. Começou um dia novo para nós. Unidos a Cristo recebemos a capacidade do ouvir profundamente e de anunciar Jesus, como Salvador. Tornámo-nos capazes de escutar os gritos de quem sofre e de levar a consolação e a esperança; capazes de amar.

No dia do nosso Baptismo, o Celebrante diz: «O Senhor te dê a graça de em breve poderes ouvir a sua Palavra e professares a fé para glória de Deus Pai». É a renovação do gesto do «Effatá» realizado outrora por Jesus.

3 comentários:

Unknown disse...

Olá.
Interessante esta explicação sobre a expressão"EFATÁ" ou abre-te relacionada com a cura de um surdo-mudo, que Jesus realizou.-Marcos 7:32-35.
Mas porque relaciona essa expressão com o Batismo?
Como pode um bébe, no dia do seu batismo, "abrir" seus ouvidos ou sua boca? Como pode que nesse dia passe a entender a Amor de Deus ou a louvá-LO, capaz de comunicar a Boa Nova...? São apenas bébés.
Jesus como nosso modelo cristão, deu o exemplo por ser batizado em água. Ele não foi aspergido com água, nem lhe derramaram um pouco de água na cabeça. Ao se batizar foi totalmente mergulhado ou imerso em água.-Mateus3:6. Além disso foi batizado em adulto aos 30 anos de idade. Porque sua mãe Maria,adoradora zelosa de Deus, não batizou Jesus em bébe? Será que ao batizar bebes estamos a seguir realmente o exemplo de Jesus????

Diogo Jordão disse...

Olá exmos. Párocos! Venho felicitar-vos pelo blog e tambem pedir que usem menos cor, de modo a torna-lo mais sobrio :)

continuação de bom trabalho

M.M. disse...

soniugo:
Jesus instituiu o Baptismo no início da sua pregação, quando entrou no rio Jordão para ser baptizado por São João Baptista. O Baptismo de João não era um Sacramento. Só quando Jesus santifica as águas do Jordão com a sua presença e a voz do Pai se faz ouvir: "Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência" e que o Espírito Santo aparece sob a forma de uma pomba (foi então uma visão da Santíssima Trindade), é que fica instituído o Baptismo.
Como poderia por isso, Jesus ter sido Baptizado em criança?

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...