quarta-feira, 6 de maio de 2009

Geopark Arouca... bem-vindo!

O território do concelho de Arouca foi recentemente classificado como Património Geológico da Humanidade, passando o Geopark Arouca a ser, oficialmente desde o dia 22 deste mês, o 34° membro das Redes Europeia e Global de Geoparks da UNESCO (European Geoparks Network and Global Geoparks Network). Trata-se de uma distinção do mais alto relevo para a nossa terra e para o nosso país.

A admissão no grupo restrito dos territórios classificados pela UNESCO traduz o reconhecimento da excelência dos valores naturais, patrimoniais e culturais de Arouca, onde se destacam algumas singularidades de referência internacional, como são os casos das "Pedras Parideiras" e das trilobites gigantes de Canelas.

Testemunhando a enorme importância deste projecto, a Assembleia da República e a Assembleia da Área Metropolitana do Porto aprovaram, em ambos os casos, por unanimidade, um Voto de Congratulação pela entrada do Geopark Arouca nas Redes Europeia e Global de Geoparks. Neste sentido, este projecto inovador, feito com as pessoas e para as pessoas, implica o envolvimento activo dos habitantes da área do Geopark.

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...