quinta-feira, 10 de maio de 2012

Acólitos em Peregrinação


No passado dia 01 de Maio, os acólitos da Vigararia de Arouca-Vale de Cambra rumaram em Peregrinação anual ao Santuário de Fátima que este ano contou com cerca de 4000 acólitos, vindos de todas as dioceses do país.

Das 26 paróquias que constituem a Vigararia, 17 fizeram-se representar com os seus acólitos e acompanhantes e alguns Párocos, conseguindo um número total de 250 pessoas.

À chegada a Fátima, os acólitos tiveram a sua primeira actividade no Centro Pastoral Paulo VI que foi pequeno para acolher todos os que quiseram assistir a um espectáculo de Claudine Pinheiro.

Às 12.30h celebramos a Eucaristia na Igreja da Santíssima Trindade, presidida pelo Senhor D. Anacleto Oliveira, Bispo de Viana do Castelo na qualidade de Presidente da Comissão Episcopal de Liturgia. A celebração do Mártir S. Tarcísio, bem como o tema do encontro "Quereis-vos oferecer a Deus" e o Retábulo da Igreja foram o mote para na homilia o Sr. D. Anacleto salientar o projecto de santidade na vida de cada acólito, e que aqueles que encheram a igreja com as suas túnicas brancas, possam um dia figurar, juntamente com o Beato Francisco e São Tarcísio no número dos santos representados no retábulo.

No final da celebração o director do Serviço Nacional de Acólitos, Padre Luís Leal da Diocese de Lisboa, anunciou o novo Hino Oficial dos acólitos de Portugal.

O almoço foi no Parque das grutas da Moeda, em Fátima, onde houve muita animação e interacção entre os vários grupos presentes.

Na parte da tarde, pelas 17.30h, os acólitos participaram na Procissão do Santíssimo Sacramento no Recinto do Santuário.

Findas as actividades, regressamos às nossas Paróquias, na certeza de que no próximo ano estaremos novamente em convívio, em nome de Jesus Cristo, com outros acólitos de todo o país.

A Equipa Vicarial de Acólitos

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...