quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Avisos 219 (20 novembro 2011)

AVISOS COMUNS A TODAS AS PARÓQUIAS

No dia 30 de Novembro (de quarta-feira a uma semana), vai realizar-se mais um encontro dos Coralistas, Directores, Organistas e Salmistas dos Grupos Corais da nossa Vigararia de Arouca / Vale de Cambra. Este encontro será no Auditório do Santuário de Santo António, em Vale de Cambra, às 21h.

Na proposta vicarial de formação para os catequistas, vai realizar-se um curso de oito encontros sobre a Bíblia, Espiritualidade e Catequética, com início a 1 de dezembro de 2011 e terminando a 18 de fevereiro de 2012. As informações e inscrições são junto do secretariado da catequese ou do pároco. Devem ser feitas até ao dia 27 de novembro.

O pároco estará ausente das paróquias de segunda-feira até sexta-feira, após o almoço (21 a 25 de Novembro), para participar do Retiro Anual do Clero da Diocese, no Convento Carmelita de Avessadas. Durante este período, não haverá Eucaristia; e os serviços religiosos necessários, como por exemplo os funerais, serão da responsabilidade do senhor padre João Pedro, dado que o senhor padre Peres também participará do retiro.

O próximo domingo, 27 de novembro, é o início de um novo ano litúrgico, que começa com o tempo do Advento como preparação espiritual e interior para a celebração do Natal. Assim, os livros litúrgicos e as celebrações serão as indicadas como primeiro domingo do advento do ano B. Os paramentos serão de cor roxa e os zeladores apenas devem colocar verdes nos altares. Nas igrejas e capelas onde seja possível, os zeladores ou outros paroquianos podem colocar a coroa de advento com quatro ou cinco velas, a indicar os quatro domingos do advento e o dia de natal, como sinal de preparação do Natal que se avizinha.

MOLDES

Eucaristia: esta semana, não haverá Eucaristia na Capela de Bustelo; apenas será celebrada Eucaristia na Igreja Paroquial na sexta-feira às 17h.

Encontro: Formação de todos os que participam no setor da liturgia na Capela de Ponte de Telhe (Animadores, MEC, Leitores, Acólitos, Grupo Coral, Zeladores, coletores, etc.) – sábado às 20h (no final da Eucaristia).

A colecta da Eucaristia do passado domingo, 13 de novembro, foi encaminhada para os seminários. A nossa paróquia de Moldes alcançou o valor de 18,18€.

Queremos reconhecer a participação da Comissão Fabriqueira na Celebração da Palavra do passado domingo na Igreja Paroquial, pela forma simples, mas muito objetiva, como se apresentou à paróquia. Na próxima Celebração da Palavra, será o grupo de catequistas a apresentar-se à Comunidade.

Os escuteiros da paróquia de Rossas estiveram acantonados no salão paroquial de sexta-feira a domingo. Agradecemos a sua presença e o seu testemunho. Esperamos que se tenham sentido bem acolhidos na nossa comunidade.

CANELAS


Esta semana, não haverá Eucaristia na quarta-feira (pároco em retiro). No próximo Domingo, 27 de novembro, o encontro dominical será orientado pela Animadora das Assembleias Dominicais na Ausência do Presbítero; como habitualmente, a Celebração da Palavra será às 9.30h.

Encontro: Equipa da Celebração da Palavra – quarta-feira às 21h; Pais das crianças e adolescentes da Catequese – sexta-feira às 21h (Igreja Paroquial).

ESPIUNCA

Encontro: Formação de todos os que participam no setor da liturgia na Capela de Vila Viçosa (Leitores, Acólitos, Grupo Coral, Zeladores, coletores, etc.) – sábado, 3 de dezembro, às 15.30h (antes da Missa, deste sábado a quinze dias… próxima missa).

Os elementos do grupo musical Sondagem, sediado neste lugar de Vila Viçosa, contactaram a nossa Zeladora para fazerem um pedido à Comunidade. Até agora, o agrupamento musical fazia os seus ensaios na sede da Junta de Freguesia de Espiunca. No entanto, não sendo possível continuar nesse espaço, pedem para utilizar o espaço por debaixo do palco da Capela de Vila Viçosa para o mesmo efeito. O agrupamento compromete-se a pagar à capelania a luz que utilizar nos referidos ensaios. Pedimos aos paroquianos que se pronunciem sobre este assunto, dado que o mesmo é delicado.

JANARDE

Encontro: grupo da Catequese de Adultos – 30 de novembro (de quarta-feira a uma semana) às 21h.

Como é costume, no dia 4 de dezembro de cada ano celebramos a memória litúrgica de Santa Bárbara, padroeira da Capela de Silveiras. Neste ano de 2011, o dia 4 de dezembro coincide com o domingo. Dado que deste domingo a quinze dias, 4 de dezembro, é dia de Missa na Igreja Paroquial de Janarde e dia da festa a Santa Bárbara, fica cancelada a Missa na Igreja Paroquial e celebraremos a Missa da memória litúrgica de Santa Bárbara na Capela de Silveiras às 8.30h.

O pároco visitará os doentes e idosos da paróquia de Janarde no dia 9 de dezembro, uma sexta-feira, a partir das 9h.

CABREIROS

Avisos comuns.

ALBERGARIA DA SERRA

Avisos comuns.

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...