quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O baptismo... para quê?!...


Na fila dos pecadores. Jesus identifica-Se com o «servo» do texto do profeta Isaías. E o lugar do servo é o último, o do serviço, não o de senhor. E, por isso, Jesus tinha de ir para a fila, não ter privilégios, ser homem entre os homens, cumprir o programa do «Servo de Javé», a personagem misteriosa de Isaías que profeticamente O antecipa, vários séculos antes da sua vinda ao mundo.

Será luz das nações na humildade da sua presença escondida entre nós, palpável apenas na opção pela presença junto dos necessitados, dos pecadores, dos desalentados. A humildade é a atitude correcta, a única aceitável, da criatura humana. Jesus fez-Se um de nós. Humildade é santidade.

O Baptismo no Jordão marcou o início da vida pública do Senhor. Esse gesto de humildade manifestou o programa para o futuro até ao Lava-pés e à morte humilhante que se transformará em glória, luz das nações, bálsamo para os ombros carregados com as cruzes do nosso viver quotidiano.

Também fomos baptizados, porque nós, sim, somos pecadores. A partir desse sacramento, como que Deus nos escreveu na testa e, sobretudo, inscreveu no coração:

«este é o meu filho muito amado!»

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...