sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Dia Vicarial do Acólito em Moldes

Acólitos da Vigararia de Arouca-Vale de Cambra realizaram 3º Dia Vicarial do Acólito
...

Realizou-se na Paróquia de Moldes – Arouca, mais um dia Vicarial do Acólito. Estiveram presentes cerca de 80 acólitos das paróquias de Carregosa, Codal, Macieira de Cambra, Mansores, Moldes, Rossas, Rôge, Tropeço e Vila Chã.
...
O dia iniciou cinzento e com muita chuva, mas mesmo assim, realizou-se o programa proposto. Iniciou-se o dia com a Oração da Manhã, na Igreja Paroquial de Moldes, onde fomos convidados a ser testemunhas de Cristo e a esforçarmo-nos cada vez mais por assegurar com boas obras a vocação de cada um de nós. Esta oração foi presidida pelo Sr. Padre Araújo e animada com a viola do Padre Paulo Teixeira.

...
Seguiu-se um momento de descontracção onde a Equipa Vicarial mostrou um filme sobre as várias actividades realizadas pelos acólitos ao longo dos últimos anos. No fim, cada paróquia apresentou os trabalhos que foram convidados a fazer sobre o tema da Missão: filmes, apresentações, músicas, danças… tudo com espírito missionário… “Ensina-nos a servir, no teu altar Senhor, somos os teus instrumentos, na tua grande missão, faz de nós, servidores.”
...
Pelas 14h celebrou-se a Eucaristia na Igreja Paroquial de Moldes, presidida pelo Sr. Padre Araújo, assessor vicarial da liturgia e acolitada por um acólito de cada paróquia presente. Na sua homilia, o Padre Araújo falou-nos que o Acólito é alguém que procura “ver” Jesus e fá-lo no serviço do Altar, e que por isso é um privilegiado pois está mais “perto” de Jesus. Disse-nos também, que Jesus tem um carinho "especial" pelos acólitos, olha-os com ternura e encanto, porque são alguém que está próximo dele e a cada um Jesus diz: "Hoje devo ficar em tua casa, no teu coração..." E concluiu convidando cada acólito a dar graças a Jesus por esta amizade, por este carinho, alimentado na Eucaristia.
...
No final da Eucaristia, foi hora de rumar cada um à sua paróquia, para por em prática o que aprendemos neste dia: tal como Zaqueu temos de primeiro ser vistos e deixarmo-nos olhar por Jesus…

...
A Equipa Vicarial agradece de uma forma especial ao Acólitos de Moldes, pela forma como nos receberam, ao Padre Paulo Teixeira, Vigário da Vigararia e Pároco de Moldes, por ter estado aquele “bocadinho” e por ter aceite o convite, a todos os acólitos que se fizeram presentes e ao Padre Araújo por ter estado e participado com a alegria que lhe é característica neste nosso encontro anual.
...
Equipa Vicarial

...
Blog da Equipa Vicarial: http://gvicarialdeacolitos.blogspot.com/

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...