sábado, 17 de julho de 2010

Reparte generosamente!...


Assim como o grão de trigo, ao cair na terra, produz fruto em favor de quem o lançou, também o pão que dás ao faminto te proporcionará no futuro grandes benefícios. Procura, pois, que o fim da agricultura seja para ti o principio da sementeira celeste: Semeai para vós mesmos segundo a justiça, diz a Escritura. Virá o momento em que terás de abandonar as riquezas, quer queiras quer não; e levarás então à presença do Senhor a glória adquirida com as tuas boas obras. Quando te apresentares diante do juiz universal, todo o povo proclamará a tua generosidade, beneficência e liberalidade, e te bendirá com todos os nomes e exaltam a tua bondade e caridade. Não vês aqueles que desbaratam as suas riquezas nos anfiteatros, nas competições atléticas, nas comédias, nas lutas entre homens e feras, cuja simples vista seria repugnante a qualquer pessoa, e tudo isso por uma glória momentânea, pelo ruído e aplauso do povo?

E tu serás avaro quando se trata de despesas que te podem alcançar tão grande glória? Receberás a aprovação de Deus, o louvor dos anjos e a bênção de todos os homens que existem desde a origem do mundo; em recompensa pela recta administração de bens corruptíveis, receberás a glória eterna, a coroa da justiça, o reino dos Céus. Será possível que fiques indiferente ante estes bens imortais que são o objecto da nossa esperança, e prefiras a avidez dos bens terrestres?


Vamos! Reparte generosamente as riquezas, sê generoso e magnânimo em fazer despesas a favor dos pobres. Faz com que se possa dizer também de ti: Reparte com largueza pelos pobres; a sua justiça permanece para sempre.

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...