sexta-feira, 9 de julho de 2010

O Bom Samaritano

Como é fácil a gente saber os mandamentos de cor, enumerá-los e explicá-los um por um, impô-los uns aos outros e sacudir a água do capote... Muitas teorias, muitas reflexões... e depois, quando chega a hora da verdade, passamos para o outro lado. Como se um simples telefonema para o 112 nos pudesse aliviar a carga de responsabilidade.

Até tremo, diante da parábola, em que um tal sacerdote, muito piedoso por certo, passou para o lado oposto. A sua teologia estava muito na cabeça e na boca. Mas não chegou ao coração. Por isso o melhor é hoje ouvir mais que falar, para aprendermos juntos a compaixão do samaritano.

A Igreja caminha com Jesus, aprendendo pelos trilhos da Palavra a seguir o Mestre na sua entrega até à consumação em Jerusalém. A parábola do bom-samaritano concretiza as exigências práticas deste caminho, feito no risco do dom e na caridade do amor. Contra todas as teorias que obscurecem o amor, Jesus deixa na parábola um mandamento singular: VAI E FAZ O MESMO, TU TAMBÉM.

2 comentários:

Mariita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mariita disse...

Continua a ser uma lição para toda a humanidade e, de forma muito concreta, para os cristãos, mas quase sempre passamos ao lado... Que Deus me perdoe pela parte que me toca...

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...