sábado, 31 de julho de 2010

Missionário Salesiano em Arouca


Está há muitos anos em Moçambique, trabalhando como missionário salesiano e desde que para lá foi, há 26 anos, sempre que vem a Portugal faz questão de passar por Arouca para visitar velhos amigos aqui deixados e agradecer a amizade a estima e também o apoio que muitos arouquenses lhe continuam a dedicar.
Estamos a falar, obviamente do Pe. Zé Maria, um dos Directores do ex-Colégio Salesiano e que tão grande empatia soube criar com arouquenses, nos anos em que aqui trabalhou.
Estando em Portugal de 6 de Agosto a 6 de Setembro, o Pe. Zé Maria irá passar em Arouca o fim de semana de 21 e 22 de Agosto para, como ele diz, “agradecer tudo quanto tantos arouquenses fizeram por mim (pobre de mim!!), pelos Salesianos e pelas nossas Missões em Moçambique, depois que eu vim para este País em tempos de guerra e de tantas carências de toda a ordem”
Este missionário salesiano quer ainda deixar um Kanimambo (Obrigado) por “tantos apoios de toda a ordem” e ainda pela “alma missionária de tantos de vós”.

Uma igreja jovem e em crescimento

De entre as várias notícias, aquela que mais alegria dá a este missionário “é ver o crescimento numérico e qualitativo da gente que vem rezar a esta nova comunidade” fundada desde que os Salesianos chegaram a Inharrime em 2002 e onde construíram uma Escola Profissional e uma comunidade paroquial em crescimento de ano para ano.
Em virtude desse crescimento já foi preciso ampliar a capela, o que se tornou fácil fazê-lo uma vez que as paredes são de caniço“ e foi só arredar a parede longitudinal e prolongar o tecto para acompanhar o crescimento”.
Motivo de alegria para este sacerdote salesiano é poder constatar que a “grande maioria” das pessoas que enchem esta “catedral” como ele gosta de chamar, é constituída por jovens.
Motivo ainda de satisfação é a aposta dos Salesianos nas Escolas Profissionais de nível básico e médio e a maneira positiva como o Governo vê esta aposta, pois aí é prestada uma formação muito mais ampla do que a prestada nos simples liceus.

Dificuldades de alimentação e alojamento

É, no entanto, com tristeza que este Missionário salesiano constata não só a “fraca alimentação” de muitos alunos que frequentam a Escola Profissional e o “desaconchego das barracas em que vivem” e que eles próprios constroem à volta da Escola.
Para atender a estas carências verificadas em Inharrime, a “Fundação D.Bosco”, uma ONG constituída para a erradicação da pobreza, nomeadamente junto da infância e juventude, lançou uma campanha de angariação de fundos no sentido de vir a ser construído um complexo habitacional para estudantes carenciados em Inharrime. Este complexo será constituído por 10 pequenas habitações em estilo tradicional com cozinha, refeitório e instalações sanitárias comuns.
Qualquer donativo entregue para este projecto poderá ser comprovado por recibo para efeitos de dedução nos impostos.
O Pe. Zé Maria poderá ser o portador de todos os donativos que a generosidade dos arouquenses lhe queira fazer chegar, a quando da sua passagem por Arouca.
Recorda-se que continua activa na caixa Geral de Depósitos a conta nº00350111022172730 destinada à recolha de donativos para as Missões Salesianas.

José Cerca

Sem comentários: