sexta-feira, 24 de abril de 2009

Canonização do Beato Nuno de Santa Maria

26 de Abril de 2009

A Igreja Universal, e de um modo particular a Igreja Portuguesa, está em festa. Neste dia 26 de Abril de 2009, celebramos a canonização em Roma do Beato Nuno de Santa Maria, figura importante da nossa história de Portugal, de nome próprio, Nuno Álvares Pereira.

A vida de São Nuno de Santa Maria é um modelo de santidade e de entrega a Deus e aos irmãos. É um exemplo de amor a Jesus Eucaristia, de pobreza, de amor aos mais pobres, de humildade e de obediência.

São Nuno de Santa Maria detinha o cargo de maior importância a seguir ao cargo do Rei no século XIV, Condestável do Reino; era senhor de um terço de Portugal; detinha todas as honras que um português poderia ter na altura! No entanto, em certo momento da sua vida, distribuiu toda a sua riqueza pelos pobres e consagrou-se à conquista de outra espécie de bens, os espirituais! A 15 de Agosto de 1423 professou no Convento do Carmo, em Lisboa, onde viveu, como simples irmãos leigo, na oração e na prática da caridade, até à sua morte no dia 1 de Novembro de 1431.

Unimo-nos ao nosso Santo Padre, o Papa Bento XVI, que hoje anuncia ao mundo inteiro o testemunho de um bom cidadão português que todos devem imitar e seguir!

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...