quinta-feira, 30 de abril de 2009

Disciplina de E.M.R.C


Os professores de E.M.R.C. da Escola Secundária de Arouca pedem para avisar:

As matrículas para os alunos do 7°,8°,10° e 11° anos de escolaridade, realizam-se a partir do dia 4 de Maio. Sendo este um momento de opções, compete aos pais fazer as escolhas correctas, pois têm responsabilidade na formação dos filhos.

Diremos que a verdadeira Educação é a expressão mais qualificada da missão dos Pais (primeiros responsáveis) e dos Professores seus colaboradores no âmbito da escola. Uns e outros realizam esta missão pelo exemplo, pela palavra e pelo desenvolvimento concreto em iniciativa de formação. Do modo como realizarem a sua missão, depende em grande parte o desenvolvimento harmónico e integral dos adolescentes / jovens que constituem a esperança da humanidade.

É pela atitude de «Encontro» com o adolescente / jovem, de respeito pela sua personalidade única e singular que se abre a possibilidade dele próprio se constituir em parceiro construtivo no desbravamento cognitivo e dinâmico de novos horizontes do pensar, sentir, do estar e do ser ajudando-o a libertar-se num processo de maturidade e autonomia que visa a construção de um universo de realização pessoal e social.

Numa sociedade em crise de valores e de civilização urge a busca de novos caminhos, de novas atitudes e de razões impulsionadoras e estimulantes para um crescimento humano harmonioso e personalizado. As aulas de Educação Moral e Religiosa Católica pretendem preparar os jovens para a vida, a fim de que esta seja provida de sentido, pois, na escola, é a única oportunidade que os jovens têm de exercer o seu direito à educação para os valores numa óptica cristã.

Velar pela formação dos jovens constitui um dever crucial para todos os adultos.

Aos pais / Encarregados de Educação agradecemos reconhecerem a importância da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica no processo educativo dos vossos filhos.

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...