
Longo foi o percurso de preparação desde que há 3 anos, Bento XVI anunciou em Colónia que a iniciativa deste ano se iria desenrolar na Ilha-Continente. “Neste momento, em que a presença viva de Jesus Cristo ressuscitado no meio de nós alimenta a fé e a esperança, sinto-me feliz por vos anunciar que a próxima Jornada Mundial da Juventude terá lugar em Sidney, na Austrália, no ano de 2008”, referiu, após a Missa conclusiva do evento, no dia 21 de Agosto de 2005.
Foi o falecido João Paulo II quem “inventou” este momento de festa e de encontro no ano de 1984, para reafirmar o interesse da Igreja pelos jovens. A Jornada Mundial da Juventude é uma celebração da fé, um grande acontecimento, em que a festa e fé se unem inseparavelmente e para o qual a Igreja convida os jovens de todos o mundo, que se junto com um objectivo comum: conhecerem-se, partilhar experiências e celebrar uma grande festa com a presença do Papa.
A cidade de Sidney está a postos para uma invasão de centenas de milhares de jovens de todo o mundo (entre os quais mais de uma centena de portugueses), a que se juntam 8 mil voluntários, 2 mil sacerdotes e 700 Cardeais e Bispos, para além de jornalistas de todo o mundo.
A próxima Jornada Mundial da Juventude terá como tema: "Ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas" (Act 1, 8). Por desejo do Papa, o fio condutor da preparação espiritual para o encontro tem sido o Espírito Santo e a missão.
"É fundamental que cada um de vós, jovens, na comunidade e com os educadores, possa reflectir sobre este Protagonista da história da salvação, que é o Espírito Santo ou Espírito de Jesus, para alcançar estas altas finalidades: reconhecer a verdadeira identidade do Espírito, em primeiro lugar ouvindo a Palavra de Deus na Revelação da Bíblia; tomar uma consciência límpida da sua presença contínua e activa na vida da Igreja", escreveu Bento XVI na sua mensagem para a JMJ 2008.
In Ecclesia, 14/07/2008
Sem comentários:
Enviar um comentário