quarta-feira, 16 de julho de 2008

XXIII Jornada Mundial da Juventude

A paisagem religiosa da Austrália sofre por estes dias uma profunda mudança com a chegada de milhares e milhares de jovens à cidade de Sidney, para a XXIII Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Os peregrinos vão dar mostras de uma nova fé, de novas respostas ao desafio de ser católico, ao mesmo tempo que procuram descobrir um novo rosto da Igreja, mais “simpática” e em festa.

Longo foi o percurso de preparação desde que há 3 anos, Bento XVI anunciou em Colónia que a iniciativa deste ano se iria desenrolar na Ilha-Continente. “Neste momento, em que a presença viva de Jesus Cristo ressuscitado no meio de nós alimenta a fé e a esperança, sinto-me feliz por vos anunciar que a próxima Jornada Mundial da Juventude terá lugar em Sidney, na Austrália, no ano de 2008”, referiu, após a Missa conclusiva do evento, no dia 21 de Agosto de 2005.

Foi o falecido João Paulo II quem “inventou” este momento de festa e de encontro no ano de 1984, para reafirmar o interesse da Igreja pelos jovens. A Jornada Mundial da Juventude é uma celebração da fé, um grande acontecimento, em que a festa e fé se unem inseparavelmente e para o qual a Igreja convida os jovens de todos o mundo, que se junto com um objectivo comum: conhecerem-se, partilhar experiências e celebrar uma grande festa com a presença do Papa.

A cidade de Sidney está a postos para uma invasão de centenas de milhares de jovens de todo o mundo (entre os quais mais de uma centena de portugueses), a que se juntam 8 mil voluntários, 2 mil sacerdotes e 700 Cardeais e Bispos, para além de jornalistas de todo o mundo.

A próxima Jornada Mundial da Juventude terá como tema: "Ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas" (Act 1, 8). Por desejo do Papa, o fio condutor da preparação espiritual para o encontro tem sido o Espírito Santo e a missão.

"É fundamental que cada um de vós, jovens, na comunidade e com os educadores, possa reflectir sobre este Protagonista da história da salvação, que é o Espírito Santo ou Espírito de Jesus, para alcançar estas altas finalidades: reconhecer a verdadeira identidade do Espírito, em primeiro lugar ouvindo a Palavra de Deus na Revelação da Bíblia; tomar uma consciência límpida da sua presença contínua e activa na vida da Igreja", escreveu Bento XVI na sua mensagem para a JMJ 2008.

In Ecclesia, 14/07/2008

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...