segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Pe.Paulo Teixeira, o regresso ao Seminário

por jcerca em 26 de Agosto de 2012
 
Chegou em 2007 e parte em Agosto de 2012. O voto de obediência ao seu Bispo leva-o a deixar Arouca para assumir uma nova missão como formador no Seminário maior da Diocese do Porto. Uma missão talvez mais calma e fisicamente menos agitada, mas seguramente de maior responsabilidade e de grande importância para toda a Igreja da Diocese do Porto.
Com catorze anos de sacerdócio, o Pe. Paulo Teixeira passou na Vigararia de Arouca-Vale de Cambra os 5 últimos anos numa grande dedicação pastoral, pondo ao serviço das pessoas os seus talentos, as suas energias, criando empatia através da sua alegria, suscitando amizade através da sua humanidade, fortalecendo na fé através do seu testemunho de vida, do seu trabalho pastoral e da sua animação litúrgica.
Foram certamente cinco anos de imenso trabalho mas também de fecunda evangelização e de generosa dedicação a esta parcela do povo de Deus.
Cinco anos a percorrer de carro, ou de mota, diversas comunidades cristãs dispersas pelas serras de Arouca (Moldes, Ponte de Telhe, Canelas, Espiunca, Cabreiros, Janarde e Albergaria da Serra).
Cinco anos a anunciar a palavra da Boa nova, a animar o crescimento na fé dos cristãos dessas comunidades e a celebrar com eles a alegria da Ressurreição.
Cinco anos a evangelizar, mas também a animar culturalmente as realidades das suas diversas comunidades.
Cinco anos como pastor, mas também como formador de leigos que possam animar as celebrações dominicais na ausência do celebrante.
Cinco anos a animar liturgicamente as suas comunidades mas também a lutar por melhores condições de culto e de espaços para a celebração da fé dos cristãos.
Cinco anos a evangelizar, a formar e informar não só no espaço geográfico das suas comunidades, mas também através da internet, aproveitando as enormes potencialidades de formação, informação e evangelização das novas tecnologias.
Cinco anos que deixaram gratas recordações em todos aqueles que com ele conviveram e com ele cresceram na fé e beneficiaram dos seus talentos e da sua dedicação ao povo de Deus que lhe esteve confiado.
Paulo Teixeira, além de homem com um grande poder de comunicação e capacidade de fazer amigos, foi um padre que viveu a sua fé e transmitiu o seu sacerdócio de uma maneira alegre, sincera, convincente e cativante.
Foi um privilégio e um enriquecimento partilhar do seu testemunho de vida e beneficiar da sua dedicação ao longo dos cinco anos que passou por Arouca. Felicidades para a sua nova missão.
José Cerca

1 comentário:

SEMENTES DE ESPERANÇA disse...

Um novo caminho, que será certamente de muito trabalho, mas gratificado pela fé e esperança que vai incutir nos seus alunos. Felicidades Rev. Pe. Paulo, e que o Divino Espirito Santo esteja sempre a iluminá-lo.

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...