quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Avisos 207 (28.08.2011)

AVISOS COMUNS A TODAS AS PARÓQUIAS

O senhor Bispo D. Manuel Clemente nomeou novo vigário da vara de Arouca / Vale de Cambra, para o triénio de 2011-2014, o Sr. Pe. Artur Manuel Monteiro Pinto, pároco de Vila Cova de Perrinho e Carregosa. Nomeou ainda vigário da vara adjunto, o Sr. Pe. João Pedro Serra Mendes Bizarro, pároco de Arouca, Santa Eulália e Rossas. O actual vigário da vara, Pe. Paulo, e o vigário da vara adjunto, Pe. Araújo, cessam funções a 9 de Setembro de 2011, dia em que tomarão posse os novos nomeados. Desejamos aos novos vigários da vara a Graça sempre presente de Nosso Senhor Jesus Cristo e o auxílio de todos os padres e leigos desta vigararia de Arouca / Vale de Cambra, na qual a nossa paróquia está integrada.

Neste momento, o pároco quer apresentar aos paroquianos das seis paróquias que lhe estão confiadas (Moldes, Canelas, Espiunca, Janarde, Cabreiros e Albergaria da Serra), um voto de compreensão pela sua repetida ausência da presidência da Eucaristia no decorrer da celebração das trinta e uma festas paroquiais que são realizadas à volta dos dezassete centros de culto, Igrejas e Capelas, que fazem parte da área geografia das seis paróquias. A realização destas festas coincidem na sua grande maioria com os horários dos encontros dominicais nas paróquias de Moldes, Canelas e Espiunca, pelo que, quando há realização de festas, o pároco sente-se na obrigação de presidir à celebração das mesmas, deixando ao Sr. Padre Peres e aos Animadores das Assembleias Dominicais na Ausência do Presbítero, a presidência ou a orientação dos referidos encontros dominicais. Para que se saiba e tenha consciência do trabalho imenso que significa a celebração de 31 festas anuais, sem referir todo o restante trabalho pastoral e os quilómetros para percorrer tamanhas distâncias, deve dizer-se o seguinte: de Setembro a Dezembro de cada ano, há cinco festas; de Janeiro à Páscoa, há 3 festas; da Páscoa a Agosto, há 23 festas. Como se pode comprovar, sendo 23 as festas entre a Páscoa e Agosto, portanto num período apertado de aproximadamente quatro meses, não há muito mais a fazer do que aquilo que o pároco tem conseguido fazer. O voto de compreensão é assim justificado, esperando que todos o subscrevam.

MOLDES

Eucaristia: Capela de Bustelo – Quinta-feira às 18h; Igreja – Sexta-feira às 18h.

O pároco já concluiu o calendário pastoral para o ano de 2011-2012. Nesse calendário, verificou-se que em 2012 a realização das festas do Senhor e de Santo António coincidem no mesmo dia. A Festa do Senhor é realizada no segundo Domingo após o Corpo de Deus: em 2012, este Domingo é o dia 17 de Junho. A Festa a Santo António é realizada no Domingo a seguir ao dia 13 de Junho: em 2012, este Domingo é o dia 17 de Junho. Pensamos que a melhor solução será a realização da Festa do Senhor a 17 de Junho e a de Santo António no Domingo a seguir, a 24 de Junho. Contudo, queremos que a decisão final seja dos Mordomos das duas festas; pelo que, faremos um pequeno encontro com todos estes Mordomos no dia 11 de Setembro, Domingo, no final da Eucaristia das 10h.

A comissão permanente do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP) decidiu apresentar a proposta de realização da festa a Santo Estêvão, padroeiro da nossa Paróquia de Moldes, a ter lugar no dia 26 de Dezembro, com o seguinte programa: 14h – Eucaristia; 15h – Procissão; 15.30h – Animação cultural com as forças vivas da freguesia. Esta proposta vai ainda a votos no primeiro plenário do CPP do ano pastoral, a ter lugar durante o próximo mês de Outubro. A ser aprovada esta proposta, passaríamos a celebrar a festa a Santo Estêvão no dia 26 de Dezembro de cada ano e a festa a São Sebastião no último Domingo de Janeiro de cada ano. Por conseguinte, o nome “Festa aos Santos Mártires”, actual festa a Santo Estêvão e São Sebastião, deixaria de existir. Aguardemos pela votação.

No próximo Sábado, 3 de Setembro, no final da Missa na Ponte de Telhe, pelas 21.45h, vamos encontrar-nos com a Comissão de Culto da Capela de Ponte de Telhe e todos os outros paroquianos preocupados em ajudar ao peditório que se vai realizar pela paróquia para a continuação das obras da Capela de Ponte de Telhe. No decorrer do encontro, vamos constituir equipas para a realização do peditório, que terá início a partir desse dia. Noutros encontros tem aparecido um grupo de paroquianos que desde a primeira hora se têm associado a esta causa. Esse número pode e deve aumentar: a nova Capela de Nossa Senhora de Fátima de Ponte de Telhe é obra de todos e para todos os paroquianos!

CANELAS

Eucaristia: Quarta-feira às 18h. No próximo Domingo, 4 de Setembro, o encontro dominical das 13h será orientado pela senhora Animadora das Assembleias Dominicais na Ausência do Presbítero (ADAP).

Encontro: Equipa da Celebração da Palavra – Quarta-feira às 21.30h.

ESPIUNCA

A Fábrica da Igreja de Espiunca (Comissão Fabriqueira) pretende vender a madeira dos montes que pertencem à Igreja. Os interessados devem avaliar a madeira no local e apresentar as propostas ao pároco, em carta fechada, no dia 4 de Setembro de 2011, até às 11.30h, antes do início da Missa desse dia. Nesse mesmo dia, no final da Missa, o pároco procederá à abertura das propostas. O corte será entregue à proposta com o valor mais alto. Prazo do corte – até Março de 2012. Pagamento – antes do início do corte. O pinheiro é reservado. Os montes da Igreja têm marcos com as letras I F (= Igreja da Freguesia).

JANARDE

Avisos comuns.

CABREIROS

Avisos comuns.

ALBERGARIA DA SERRA

Avisos comuns.

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...