sábado, 2 de abril de 2011

Carismas e ministérios ao serviço na Igreja















Encerramento do Curso na Vigararia de Arouca/Vale de Cambra

Teve lugar no passado dia 25 de Março, no salão paroquial de Mansores (Arouca) o encerramento do 5º Curso de teologia para leigos, este ano subordinado ao tema “Carismas e ministérios ao serviço na Igreja” e que decorreu na Vigararia de Arouca/Vale de Cambra , durante 9 semanas, com sessões às sextas feiras, quer em Arouca, quer em Vale de Cambra.

O encerramento contou com a presença do bispo auxiliar do Porto, D.João Lavrador, que apresentou alguns pontos de reflexão sobre os carismas e ministérios na igreja de hoje e referiu algumas perspetivas relativamente a mudanças que serão inevitáveis na organização das comunidades cristãs, num futuro não muito distante. Chamou também a atenção para a importância do bom funcionamento dos Conselhos pastorais paroquiais na coordenação e dinamização das atividades das próprias comunidades, lembrando que uma paróquia não pode ser uma ilha mas deverá estar em ligação com a comunidade mais alargada que é a diocese à qual pertence.

Ao fazer o balanço deste curso o Pe. João Pedro, responsável pela sua organização, lamentou alguns percalços surgidos no decorrer do mesmo, relativamente a dois palestrantes, que não puderam estar presentes, por motivos imprevistos. Mesmo assim, o curso foi considerado positivo e muito enriquecedoras as temáticas nele abordadas, contribuindo para a implementação ou dinamização dos diversos ministérios nas comunidades cristãs da Vigararia.

Depois de sugeridos alguns temas para serem abordados em futuros cursos, o encontro terminou com um convívio à volta de uma mesa, enriquecida pela partilha de “farnéis”.

José Cerca

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...