quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Dia do Consagrado - 2 de Fevereiro

Desde 1997, sob proposta do Papa João Paulo II, celebra-se a 2 de Fevereiro, festa litúrgica da Apresentação do Senhor, o Dia do Consagrado. Então, o Papa apresentava três razões principais para a sua dinamização:

acção de graças pelo dom da Vida Consagrada nas comunidades cristãs;

promoção do conhecimento e da estima pela Vida Consagrada;

criação de oportunidade das pessoas consagradas celebrarem juntas e com solenidade as maravilhas que o Senhor realizou nelas.

Este ano de 2009, em plena celebração do ano paulino, o lema escolhido é uma frase de São Paulo a Filémon (1,21): "PARA MIM VIVER É CRISTO".

"Que São Paulo nos ajude a perceber e a viver na certeza da fé a alegria e a generosidade de consagrados(as) e a descobrir o sentido permanente de vidas dadas por amor onde o rosto da Igreja se faz mais belo e se torna mais eficaz a sua missão" (D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro, na mensagem para o Dia do Consagrado 2009)

1 comentário:

Anónimo disse...

Lembro desde já, todos os Consagrados, em especial os Reverendíssimos Pe.Paulo e Pe.João Pedro. O meu bem-haja e a minha singela oração.

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...