quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Objectivo 2015 - JUNTOS PODEMOS


OBJECTIVOS PARA O MUNDO

A Millennium Campaign - Campanha do Milénio das Nações Unidas - foi lançada em 2002. Está presente na América do Norte, em 24 países africanos e asiáticos e em seis países na Europa. Trabalha a nível nacional e internacional como suporte dos esforços dos cidadãos para exigir junto dos seus líderes que cumpram os compromissos assumidos em 2000 na Declaração do Milénio. Aqueles compromissos traduzem-se nos oito objectivos de desenvolvimento do milénio (DOM), a atingir até 2015:

OBJECTIVOS PARA PORTUGAL

A Campanha Objectivo 2015 das Nações Unidas quer informar, inspirar e mobilizar a sociedade portuguesa para exigir do Governo o respeito pelos compromissos assumidos na Declaração do Milénio. Um primeiro indicador desse objectivo será o aumento do nível de reconhecimento público dos ODM: dos 12% em 2005 para entre os 20 e 30% no final de 2008.

A Campanha Objectivo 2015 ambiciona também incentivar políticas públicas com impacto positivo no desenvolvimento sustentável dos países mais desfavorecidos. Nesse sentido, pretende do Governo mais e melhor Ajuda Pública para o Desenvolvimento (APD), dado que Portugal não tem aqui cumprido os compromissos que assumiu.

O mundo tem hoje os recursos, a tecnologia e o conhecimento necessários para alcançar os ODM até 2015. Os compromissos devem ser mais do que declarações de intenção. Não há desculpas para o Estado Português faltar à palavra dada.

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...