quinta-feira, 29 de março de 2012

Avisos no Domingo de Ramos (1 abril 2012)

AVISOS COMUNS A TODAS AS PARÓQUIAS

Os Ministros Extraordinários da Comunhão são convidados mais uma vez a participar na formação diocesana. Podem optar por um dos seguintes encontros: 1) na terça-feira a seguir à Páscoa, 10 de abril, no Centro Paroquial de São João da Madeira, das 21.30h às 23h; 2) no sábado a seguir à Pascoa, 14 de abril, em Bustelo, Penafiel, das 15h às 16.30h; 3) no Sábado, 21 de abril, na Casa Diocesana de Vilar, das 15h às 16.30h.

Como já foi avisado, o Dia Vicarial da Família será no dia 22 de abril no Santuário de Nossa Senhora da Saúde, em Castelões, Vale de Cambra, a partir das 15h. Os casais da vigararia poderão celebrar as suas bodas matrimoniais de 10, 25, 50 ou 60 anos durante a Eucaristia deste dia, devendo participar antecipadamente ao pároco a sua vontade; e os grupos corais poderão participar na animação do canto com os outros grupos corais da vigararia, tendo para isso a obrigação de participar num ensaio conjunto no dia 15 de abril, às 17h, na paróquia de Carregosa.

Nesta hora, queremos deixar uma palavra de agrado e alegria pelos muitos sinais da Quaresma, e já da Páscoa, que os paroquianos têm colocado nas varandas e janelas das suas casas, como sinal da vivência deste tempo tão importante para a celebração da fé cristã.

Não podemos ficar em casa no Tríduo Pascal. Num tempo em que o ambiente social e cultural já não se compadece com os mistérios que celebramos, sejamos nós a marcar a diferença, participando nestas celebrações e vivendo a Páscoa, de maneira cristã. Não faltemos às celebrações, por indiferença, por desinteresse ou por falsa falta de tempo. Não troquemos a devoção pela diversão; não troquemos as limpezas, pela celebração. Acompanhemos, como verdadeiros amigos de Jesus, os seus passos da morte para a Vida.

MOLDES

Os Mordomos da Festa em Honra de São Sebastião de 2012 apresentam hoje o relatório de contas. Apenas o fazem hoje, dado que o saldo da festa foi destinado ao restauro da imagem de São Sebastião, que se encontrava muito maltratada. Esta obra foi realizada pela Escola de Restauro da Universidade Católica. A imagem já se encontra no seu lugar na Igreja Paroquial, sendo o valor do seu restauro de 1.145,75€. Parabéns ao Mordomos pela feliz iniciativa.

(Ponte de Telhe) Dirigimos uma palavra particular de alegria aos jovens salesianos dos Amigos de Domingos Sávio pela presença entre nós neste dia e pela participação ativa na vida da Comunidade.

Celebrações na Semana Santa e no Dia de Páscoa:
- Quinta-feira Santa – 21.30h – Missa da Ceia do Senhor;
- Sexta-feira Santa – 10h – Via-sacra com as crianças e adolescentes da catequese (à volta da Igreja Paroquial);
- Sexta-feira Santa – 21.30h – Celebração da Paixão do Senhor (saída da via-sacra dos vários lugares da paróquia em direcção à Igreja);
- Sábado Santo – 22h – Vigília Pascal;
- Domingo de Páscoa – (não há eucaristia) Visita Pascal no itinerário e nos moldes dos anos anteriores.

Na semana a seguir à Páscoa, apenas haverá Eucaristia no sábado, 14 de abril, às 20h na Capela de Ponte de Telhe; e no Domingo, 15 de abril, às 10h na Igreja Paroquial.

CANELAS

Celebrações na Semana Santa e no Dia de Páscoa:
- Quinta-feira Santa – 18.30h – Missa da Ceia do Senhor;
- Sexta-feira Santa – 18.30h – Celebração da Paixão do Senhor;
- Sábado Santo – 21h – Vigília Pascal (há vigília porque há Pe. Peres);
- Domingo de Páscoa – Visita Pascal no itinerário dos anos anteriores;
- Domingo de Páscoa – Eucaristia pelas 18.30h (no encerramento da Visita Pascal).

Esta semana e na semana a seguir à Páscoa, não há missa à quarta-feira.

No Domingo a seguir à Páscoa, 15 de abril, o nosso encontro dominical será orientado pela senhora Animadora das Assembleias Dominicais na Ausência do Presbítero; como habitualmente, a Celebração da Palavra será às 9.30h. Como preparação, a equipa da Celebração da Palavra vai encontrar-se na quarta-feira anterior, 11 de abril, na residência paroquial às 21.30h.

ESPIUNCA

Celebrações na Semana Santa e no Dia de Páscoa:
- Quinta-feira Santa – 20h – Missa da Ceia do Senhor;
- Sexta-feira Santa – 20h – Celebração da Paixão do Senhor;
- Sábado Santo – 20h – Vigília Pascal;
- Domingo de Páscoa – Visita Pascal no itinerário dos anos anteriores;
- Domingo de Páscoa – Eucaristia às 9h – Capela de Vila Viçosa (há missa neste dia porque o senhor padre Peres tem disponibilidade).

No Domingo a seguir à Páscoa, 15 de abril, há Celebração da Palavra às 10h na Capela de Vila Viçosa e Eucaristia às 11.30h na Igreja Paroquial.

JANARDE

Celebrações na Semana Santa e no Dia de Páscoa:
- Sexta-feira Santa – 17h – Celebração da Paixão do Senhor;
- Domingo de Páscoa – 9h – Celebração da Eucaristia com os sinais da Vigília Pascal: Lume novo, Círio Pascal, Água Baptismal. Segue-se a Visita Pascal no itinerário dos anos anteriores.

No Sábado a seguir à Páscoa, 14 de abril, há missa na Capela de Silveiras às 18.30h. Na Igreja Paroquial, haverá missa no 2º Domingo da Páscoa, 22 de abril.

CABREIROS

Na Semana Santa e no Dia de Páscoa, as celebrações são:
- Quinta-feira Santa – 18.30h – Missa da Ceia do Senhor;
- Sexta-feira Santa – 18.30h – Celebração da Paixão do Senhor;
- Sábado Santo – 19.30h – Celebração da Palavra com os sinais da Vigília Pascal, orientada pelos Animadores das ADAP;
- Domingo de Páscoa – Eucaristia às 14h com os sinais da Vigília Pascal: Lume novo, Círio Pascal, Água Baptismal; Segue-se a Visita Pascal no itinerário dos outros anos, orientada pela senhora Professora Dilma, Animadora das ADAP.
- No dia de Páscoa, não há missa em Rio de Frades.

À imagem dos anos anteriores, gostaríamos de convidar os doentes e mais idosos da paróquia para a celebração da Santa Unção. Apenas pedimos às famílias que transmitam aos Animadores ou ao pároco a intenção de participar deste sacramento. A celebração será no Domingo a seguir à Páscoa, 15 de abril, no decorrer da Eucaristia das 10h.

ALBERGARIA DA SERRA

Na Semana Santa e no Dia de Páscoa, as celebrações são:
- Quinta-feira Santa – 17h – Missa da Ceia do Senhor;
- Sexta-feira Santa – 17h – Celebração da Paixão do Senhor;
- Sábado Santo – 18h – Celebração da Palavra com os sinais da Vigília Pascal, orientada pelos Animadores das ADAP;
- Domingo de Páscoa – 8h – Visita Pascal no itinerário dos anos anteriores, orientada pela senhora Professora Dilma, Animadora das ADAP;
- Domingo de Páscoa – Eucaristia às 12h com os sinais da Vigília Pascal: Lume novo, Círio Pascal, Água Baptismal.

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...