domingo, 29 de março de 2009

Um caminhar com S. Paulo


Encontro de avaliação e convívio

Após 9 sessões semanais versando temas sobre S. Paulo, chegou ao fim, no passado dia 27 de Março, mais um curso de Teologia para leigos, promovido pela Escola Vicarial de Formação Cristã da reformulada Vigararia de Arouca Vale de Cambra.

Pela primeira vez, este curso decorreu simultaneamente em Arouca e Vale de Cambra, apesar de já ser o 3º ano de funcionamento em Arouca.

O encerramento deste Curso teve lugar nas amplas instalações do Salão Paroquial de Mansores, sendo esta a primeira iniciativa que congregou pessoas de comunidades paroquiais de Arouca, Vale de Cambra e de Carregosa.

Presidido pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. João Lavrador, este encontro teve como principal objectivo fazer a avaliação do Curso e apresentar sugestões de temas para o próximo Curso.
Das cerca de 25 intervenções, vindas de participantes das várias comunidades paroquiais que frequentaram este Curso, concluiu-se que o balanço foi muito positivo e sentiu-se a necessidade de se continuar a apostar neste género de formação teológica para leigos.

Como temas a abordar futuramente, foram sugeridos, entre outros, o tema da Nova Evangelização, a mundividência cristã, a Família e a Juventude.

Relativamente ao Curso deste ano, foi ainda realçada a predominante participação de Bispos como palestrantes, o que permitiu, além do mais, estabelecer uma maior proximidade dos Pastores diocesanos com diversas comunidades de cristãos da Diocese do Porto.

Acompanharam D. João Lavrador, no seu papel de moderador do encontro, o Vigário da Vigararia de Arouca – Vale de Cambra, Pe. Paulo Teixeira, bem como os responsáveis pela organização do Curso, Pe. João Pedro Bizarro (Arouca) e Pe. Artur (Carregosa).
No final teve lugar um momento de convívio e de partilha gastronómica.

José Cerca

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns à Vigararia por esta iniciativa e criativa!
Atm

Anónimo disse...

Queridos amigos, amigos que nem sabem eu existo... mas que eu sei que existem para mim e para todos. Vinha aqui ao blog algumas vezes, mas não vos conhecia.
Agora tive a enorme graça de vos conhecer... e da forma mais positiva.
Parabéns pelo vosso blog que, pelo que pude observar das vossas palavras e vosso jeito de falar, mostra apenas um pouquinho de vós.
Que sejais repletos de bençãos. Para que o Reino de Deus cresça como desejamos, o mundo precisa de muitos padres como vós, assertivos, entusiastas, fortes, corajosos, carinhosos, decididos...
Que por vós, Deus seja louvado! A feliz união das nossas vigararias, estou certa de que nos farão, realmente, crescer.
Recebei de mim um abraço muito grande que na realidade nunca vos darei, mas que habita no meu pequenino coração.

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...