terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Vigararia de Arouca - Vale de Cambra


A Vigararia de Arouca - Vale de Cambra foi instituída pelo senhor Bispo D. Manuel Clemente em 9 de Setembro deste ano de 2008. Desde essa data, os catorze padres que formam a Vigararia, onze dos quais párocos das vinte e seis paróquias que a constituem, reuniram-se já pela terceira vez desde a sua criação. Cada encontro acontece sempre sob a presidência do senhor Bispo Auxiliar do Porto, D. João Lavrador. O primeiro encontro foi em 7 de Outubro, o segundo em 27 de Novembro e o terceiro em 2 de Dezembro. Estes encontros têm lugar nas várias paróquias, alternando entre as do concelho de Arouca e de Vale de Cambra.

No último encontro, apresentaram-se na vigararia três membros do Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar, pedindo a particular atenção dos párocos aos casais novos das suas paróquias, como área urgente a evangelizar; apresentaram-se também seis professores de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) das escolas da área da Vigararia, apelando ao apoio dos senhores padres na área escolar e oferencendo os seus préstimos no apoio às paróquias a partir da área das escolas. O senhor Bispo agradeceu o empenho generoso destes agentes de evangelização e referiu a importância da criação de um dinamismo vicarial dos professores de EMRC entre si, do encontro vicarial de todos os alunos a frequentarem esta disciplina e do encontro com os professores das outras áreas escolares; todas estas actividades devem acontecer sempre sob o sinal claro e alegre da Esperança Cristã.

Os laços de amizade entre os senhores padres desta nova Vigararia de Arouca - Vale de Cambra, criada das extintas vigararias de Arouca e Vale de Cambra, sentem-se já mais reforçados, não só pela alegria que se vê e contagia, mas também pelo individual esforço de cada um no acolhimento deste novo projecto da vida da nossa Igreja Diocesana. Parabéns a todos os senhores padres e ao senhor Bispo!

Sem comentários:

Em comunhão com o Santo Padre, percorremos nós também a Via Sacra, para agarrar-nos ao madeiro da Cruz, ao longo do mar da vida, e sobretudo...